UM UNITED x CITY QUE PODE SERVIR DE ESPELHO PARA O CORINTHIANS x PALMEIRAS DO DIA 4/12.

 

A temporada 73/74 chegava a sua última rodada e um jogo em Old Trafford atraia os olhares de toda a Inglaterra. E não era pela possibilidade do United levantar mais uma taça.

O jogo era entre United X City, mas os tempos eram outros e de tudo aquilo que enxergamos na atual Premier League, a única coisa igual naquele abril de 74 era a rivalidade entre Os Red Devils e os Citizens.

O City fazia mais uma campanha mediana, mas o United dependia daquele jogo para livrar-se do rebaixamento.

O City tinha em campo o escocês Denis Law, que entre os anos 1962 e 1973 havia atuado pelo United, onde atingiu o status de lenda viva, quando ao lado de Bobby Charlton e George Best venceu dois Campeonatos Ingleses e a Copa dos Campeões da UEFA , atual Champions League.

Law que já havia atuado pelo City na temporada 60/61, foi o responsável pelo rebaixamento dos Citizens em 1963, quando já jogava pelo United. Dura ironia do destino.

Imagine então o cenário dessa partida naquele abril de 1974.

Pressionado ao longo de toda a partida pelos donos da casa, o City parecia adormecido pela insalubre campanha e também pelo comodismo que a posição na tabela lhe proporcionava. Já para o United a partida era vida ou morte.

O jogo caminhava para seu final, quando em um dos raros lances de ataque do City, Law recebeu belo passe, mas de costas para o gol teve que usar de sua refinada categoria para, de calcanhar, mandar a bola para o fundo das redes do United.

Destroçado emocionalmente, Law abaixou a cabeça e retirou-se do gramado para nunca mais voltar. Anunciou ainda no vestiário o fim da carreira. Sem saber, porém, que mediante todos os outros resultados da rodada o United teria sido rebaixado qualquer que fosse o resultado daquela peleja.

Law foi um personagem tão único na história do United, que ainda que tenha anotado um gol no jogo do rebaixamento do seu clube de coração, recebeu dele uma enorme homenagem diante do estádio Old Trafford. Uma estatua ao lado dos parceiros Best e Charlton, eternizado como o herói de tantas glórias, não como o vilão do rebaixamento.

E então viajamos de volta ao presente e nos aproximamos do 4 de dezembro de 2011. O estádio é o Pacaembu e não Old Trafford. Os rivais não vestem vermelho ou azul, mas sim o verde e o branco.

Não há nem sombra de um Denis Law atuando por nenhum dos lados, mas há uma rivalidade ainda maior que aquela de Manchester.

De um lado os donos da casa podendo conquistar o título da temporada. Do outro os visitantes, que dependendo do que ocorrer até a supracitada data poderá depender daquele jogo para livrar-se do rebaixamento.

Alguém já parou para pensar nessa dura possibilidade?

Enquanto pensa, veja os lances, o gol de Law e a invasão do gramado pelos torcedores do United:

http://www.youtube.com/watch?v=YVPfd8UurkQ

Cheers,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *