Golaço Literário IX – "Palmeiras – O Alviverde Imponente"

“Palmeiras – O Alviverde Imponente”, de Orlando Duarte.

Palmeiras e Corinthians são protagonistas da maior rivalidade do futebol paulista. Mas poucos sabem que o ponto inicial da história do Alviverde no futebol teve contribuição decisiva do maior adversário. Para disputar sua primeira partida oficial, o Palestra Itália contou com cinco jogadores emprestados pelo Alvinegro. E o primeiro gol da história do clube foi marcado por um “corintiano” (Bianco). Esta é uma das muitas curiosidades reveladas no livro “Palmeiras – O Alviverde Imponente”, de autoria do jornalista Orlando Duarte. A obra será lançada nesta terça-feira, às 19h, no salão nobre do clube (Rua Turiassu, 1840, no bairro Pompéia).

Em 280 páginas, o livro conta a história do clube fundado em 26 de agosto de 1914 por imigrantes italianos, mostrando os momentos mais importantes dos 94 anos da agremiação. Como a troca do nome Palestra Itália em 1942 devido ao clima desfavorável no Brasil em relação aos descendentes dos países-membros do Eixo na Segunda Guerra Mundial (Alemanha, Itália e Japão).

– Essa exigência legal foi um grande equívoco, porque imigrantes, como os italianos, eram brasileiros. Optaram por viver no nosso país. Não só o Palestra Itália foi afetado, como outros clubes paulistas. Casos do Germânia (atual Pinheiros), Espéria (Floresta) e até o Hespanha (Jabaquara) – lembra Orlando Duarte.

Em 1963, o clube que havia sido obrigado a mudar de nome 21 anos antes foi convocado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) para vestir as cores do país, representando o Brasil em um amistoso contra o Uruguai. Com a camisa da seleção brasileira, o Palmeiras de Djalma Santos, Julinho Botelho e Ademir da Guia venceu a Celeste Olímpica por 3 a 0 em Belo Horizonte, como parte das festividades da inauguração do Mineirão.

Outros aspectos inesquecíveis da história palmeirense estão presentes no livro. Com o primeiro clássico contra o Corinthians (3 a 0 para o Palmeiras, em 1917) e a compra à uma fabricante de bebidas em 1920 do terreno onde seria construído o estádio Palestra Itália – no mesmo ano em que o clube conquistou pela primeira vez o Campeonato Paulista. E o triunfo na Copa Rio de 1951 diante do Juventus (Itália) no Maracanã. Conquista que a diretoria do clube deseja que a Fifa reconheça como título mundial. Além dos duelos contra o Santos de Pelé e companhia nos anos 60. Período em que o Palmeiras foi o único clube que conseguiu vencer o Paulista, fora o time da Baixada.

Para o autor, a obra pode ser interessante não apenas para os amantes do futebol. E não só para palmeirenses.

– Procuro mostrar no livro como era a São Paulo, o Brasil e o mundo em fases marcantes da história do Palmeiras. Nele estão destacados também os confrontos do clube com seus principais adversários, sem esquecer detalhes dos rivais e as relações com as outras agremiações – afirma Orlando Duarte.

Palmeiras – O Alviverde Imponente, de Orlando Duarte. Páginas: 280. Editora: Companhia Editora Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *