UM CLÁSSICO DE APARÊNCIAS NO PACAEMBU

Texto: João Paulo Tozo

Imagem: Tom Dib p/ o Lancenet)

 

A liderança palmeirense, que permanece mesmo com a derrota de ontem, fez parecer que o time é melhor do que de fato é. Primeiro clássico, primeira derrota.

A eliminação corintiana na Libertadores fez o time parecer pior do que realmente é. De fato, o time foi dominado em grande parte do clássico, mas foi preciso, foi mais eficiente do que o maior rival.

Aparentemente o Palmeiras vinha se virando bem sem um meia de verdade e um centroavante. Ontem se percebeu que não é bem assim e que contra os grandes precisa sim ter mais cérebro e frieza na hora de decidir.

Com a vitória de ontem, pode acontecer de os erros corintianos aplicados na Libertadores serem esquecidos. Mas a vitória não reflete o que foi o jogo. O Palmeiras dominou grande parte da partida. Teve no mínimo 6 grandes oportunidades para vencer e bem o clássico. A grande atuação de Julio Cesar e a má jornada dos atacantes alviverdes podem mascarar uma situação ainda errática no Parque São Jorge.

Pode parecer que o volume de jogo do Palmeiras é sinal de que o time está encaixado. E de fato está se encaixando. Chico pode estrear e Pierre volta em 2 meses. Mas jogar sem volantes de pegada contra times mais qualificados é suicídio. Ainda se possuísse um ataque que correspondesse todo jogo com três, quatro gols, tudo bem tomar um ou dois. Mas sem centroavante isso é temerário e a zaga continua desguarnecida. Thiago Heleno no lugar de Danilo? Aparentemente também não vai dar. Se contra o Corinthians em má fase aconteceu um revés exatamente por falha nos setores citados, o que pode ocorrer quando o jogo for contra o ótimo Santos, por exemplo?

Aparentemente o Palmeiras irá se classificar em boa condição a fase de mata-mata. Aparentemente o Corinthians também, só que com mais dificuldade. Hoje o time apenas na 8ª colocação. Ainda que com 2 jogos a fazer.

Aparentemente o Corinthians terá uma semana menos traumática do que se desenhava. Aparentemente o Palmeiras terá de achar soluções para os problemas flagrados ontem.

Viver de aparência no futebol é errado. Afinal, como se viu ontem, elas enganam.

 

Despeço-me do feroz que me acompanha com um clássico do The Mission – Butterfly on a Wheel:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=udGzWTWC0Nk [/youtube]

 

Cheers,

3 thoughts on “UM CLÁSSICO DE APARÊNCIAS NO PACAEMBU”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *