Balanço da Temporada 2010 – Partes II e III

Saudações Alvinegras !

Uma série de problemas me impediram de manter o blog atualizado, mas agora estou de volta pra finalizar o balanço da temporada passada e acompanhar o desempenho do Santos em 2011, que após início arrasador promete ser mais um ano glorioso.

Voltando a falar de 2010, o último post terminou com um resumo da Copa do Brasil até a fase de quartas de final. Pois bem, após eliminar o Atlético-MG de Luxemburgo, a equipe santista caminhava a passos largos rumo ao título inédito da competição. O adversário da vez era o Grêmio, que sempre se mostrou um time copeiro e de muita tradição na Copa do Brasil, tanto que a imprensa apontava a equipe gaúcha como favorita pelo fator ”experiência”, já que segundo eles a equipe santista ”pipocaria” diante de um adversário tão expressivo e não conseguiria apresentar o futebol que vinha
encantando o país.

Todos se esqueceram porém, que o Santos Futebol Clube naquela ocasião não era apenas um time de meninos, era uma mescla de experiência e juventude, que aliando eficiência e futebol bonito, despachou o Grêmio e garantiu a vaga na final do torneio. No jogo de ida no Olímpico, uma partida épica, que terminou com um 4×3 a favor dos gaúchos. Na Vila os meninos do Santos não tomaram conhecimento dos gremistas e com 3 gols antológicos venceu por 3×1, calando críticos e torcedores do Grêmio que criaram até um vídeo chamado ”Elimination” já contando com a classificação. Só se esqueceram de avisar ao Santos…

Enquanto os alvinegros passavam pelos seus adversários e conquistavam a vaga na final, o Brasileirão pegava fogo e mesmo com o foco na Copa do Brasil, os alvinegros se mostraram competitivos no maior certame do país e conseguiram se manter entre os 4 melhores até a parada para a Copa do Mundo. Após o vexame da seleção Brasileira na África do Sul que para desespero da nação não contou com Neymar e Ganso, o Santos retornou com um só pensamento: conquistar o título inédito da Copa do Brasil. Pela frente o surpreendente Vitória-BA que buscava o seu primeiro título nacional. Em dois jogos eletrizantes, 2×0 para o Santos na Vila e 2×1 para o Vitória-BA no Barradão, os meninos da Vila fizeram história e após 42 anos o Santos Futebol Clube voltava a conquistar um título estadual e um nacional no mesmo ano. A sede de conquistas tomou conta dos santistas e a Tríplice Coroa começava a ser almejada, além, é claro, do título da Sul-Americana.

Porém repetir o desempenho do 1° semestre seria praticamente impossível e com a saída de André, Robinho e a baixa de Ganso durante o Campeonato Brasileiro, a equipe não manteve o mesmo brilho e acabou eliminada precocemente da Sul Americana pelo Avaí e comandada por Neymar, chegou a sonhar com a conquista da Tríplice Coroa, mas não passou de uma modesta 8° colocação. De fato, o primeiro ano do mandato de Luis Alvaro no Santos caminhou acima do esperado: 2 títulos, vaga na Libertadores, volta de Robinho, base forte pra 2011 e o grande trunfo que foi as ações de marketing, que trouxeram de volta a mídia a grandeza do clube e elevaram ainda mais a marca Santos, como umas das maiores do Brasil e do mundo.

Quem acreditava que o ano de 2010 não teria mais nenhuma surpresa ou glória, se enganou. No dia 13 de Dezembro de 2010, a CBF unificou os títulos brasileiros pré 71 e o Santos tornou-se o maior campeão Brasileiro do país, ao lado do Palmeiras. Uma vez que o Campeonato Brasileiro só passou a ser disputado a partir de 1971, e o grande time do Santos comandado por Pelé não era considerado campeão nacional até a decisão da CBF de unificar os títulos nacionais. Com a seis taças conquistadas de 1959 a 1970, o maior jogador do futebol mundial agora é também o maior vencedor da história do país.

Títulos, golaços, show, polêmicas, molecagens, alegria, ofensividade…
Realmente o Santos fez história em 2010 e eternizou uma geração de meninos que encantaram o país e reeditaram os grandes momentos do futebol brasileiro.

”NO SANTOS NÃO BASTA SER CAMPEÃO, TEM QUE FAZER HISTÓRIA”

OBRIGADO SANTOS, POR REGISTRAR MAIS UM BELO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DO FUTEBOL MUNDIAL !

2 thoughts on “Balanço da Temporada 2010 – Partes II e III”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *