RONALDO FENÔMENO – O MEU RESPEITO

O Planeta Bola aguarda os ponteiros dos relógios brasileiros apontarem para as 12:30 dessa segunda-feira. Não haverá convocação da seleção brasileira, não haverá anúncio de novo treinador da amarelinha, nada disso. Mas a amarelinha perderá um pouco de seu brilho às 12:30 locais.

O maior artilheiro de todas as Copas de um mundo que tem o Brasil no topo deverá anunciar o fim de sua carreira.

Admito que sinto um misto de ansiedade com lamento, mas também uma dose de alívio.

Ansiedade por querer ver a forma com que Ronaldo tratara do assunto. Lamento por ver acabar a carreira de um dos maiores. Mas alívio, por agora poder emitir minha opinião sobre a história de Ronaldo nos gramados e não apenas sobre a deterioração de um jogador que quase pôs em risco sua singular reputação.

Sobre o jogador Ronaldo desses últimos meses de Corinthians, dei minha opinião dias atrás no FFC. Não mudo uma virgula sequer. Veja no link:

http://www.ferozesfc.com.br/23-de-julho-de-2010-o-dia-que-muricy-eliminou-o-corinthians-da-libertadoes-2011/

Mas Ronaldo Nazário, que começou como Ronaldinho no Cruzeiro, depois virou Ronaldo no PSV da Holanda e Fenômeno na Inter, no Barcelona, no Real, é muito mais do que o centroavante que eventualmente veste a camisa 9 do Corinthians.

Ronaldo foi símbolo da vitória do futebol arte sobre o futebol força que vem marcando os últimos anos do futebol. Foi vítima desse futebol força ao se submeter a um crescimento físico descabido, incompatível a sua complexão física. Crescimento que foi fatal para o anúncio de logo menos às 12:30.

Aos 33 anos, Ronaldo é jovem o suficiente para que pudesse jogar, em alto nível, mais alguns bons anos. Infelizmente seus joelhos não são. As dores minaram o prazer do eterno 9 da seleção por sua vocação nos gramados.

Mas foi vencendo as seguidas contusões, as seguidas profecias de encerramento precoce de sua carreira, que reside o seu legado. E este legado será eterno. A história de Ronaldo será eterna.

Chega ao fim a carreira de um dos mais espetaculares centroavantes do futebol em todos os tempos. Mas a lenda permanece.

O corintiano que anda “P” da vida com Ronaldo pelos últimos acontecimentos, deve sim, hoje, às 12:30, lamentar a perda de seu camisa 9. Não do Ronaldo dessa reta final, mas do Ronaldo que conduziu o time ao título do Paulistão de 2009 de forma invicta, também ao título da Copa do Brasil no mesmo ano.

Que o corintiano entenda que Ronaldo é mais do que isso para o Corinthians. Ele é símbolo da reconquista de uma dignidade que havia sido ferida com a queda à série B em 2007 e que começava a ser retomada com a honrosa conquista da série B em 2008.

Com Ronaldo o Corinthians foi da segunda divisão para o topo do futebol mundial. Não em conquistas, mas em referência, em case de sucesso de marketing e, ainda que por um breve período, também nos gramados.

O corintiano deve seu respeito ao Ronaldo por ser um brasileiro corintiano. E nós, brasileiros palmeirenses, são paulinos, santistas, botafoguenses, gremistas e de todas as agremiações, devemos isso a ele por 94, ainda café com leite – por 2002, aí protagonista. Por ser o Ronaldo da superação.

Que ele não encerre hoje, mas anuncie a data do encerramento. Como sugeriu ontem Juca Kfouri na Rádio Eldorado, Ronaldo não merece sair de cena assim. Merece um Corinthians X Barcelona X PSV X Internazionale X Real. Merece despedir-se com a 9 da maior de todas as seleções. Ele merece os aplausos dos que sempre aplaudiram seus gols

Paulo Roberto Falcão foi genial quando cravou a seguinte frase:

“O jogador de futebol morre duas vezes – a primeira quando pára de jogar e a outra como todos os mortais”


Só que alguns não morrem, entram para a história.

Cheers,

3 thoughts on “RONALDO FENÔMENO – O MEU RESPEITO”

  1. é como dizem: ” quem viu, viu. quem não viu, não verá mais”.
    é com imenso prazer que eu digo que vi o Fenômeno jogar! 🙂

  2. Como diria Chaves: “Eu preferia ter visto o filme do Pelé”, heheh ou melhor “Ter visto o Pelé jogar”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *