O UNIVERSO PARALELO DE FLEA

Flea não tem nada a perder. Consagrado como baixista do Red Hot Chili Peppers, o australiano Michael Peter Balzary também coleciona participações em projetos junto a nomes como Thom Yorke e Damon Albarn e até trabalhos como ator, em filmes como “De volta para o futuro” (II e III) e “O Grande Lebowski”, entre outros.

Pois bem: o homem dos slaps dos Chili Peppers é também o fundador do Silverlake Conservatory of Music, uma escola dedicada a promover o aprendizado da música em jovens estudantes de escolas públicas. Segundo ele, o motivo da criação da escola foi o fato de o governo ter cortado alguns programas de incentivo ao aprendizado musical, o que ele considera essencial para que garotos possam chegar aonde ele chegou.

Com o intuito de arrecadar fundos para serem revertidos à escola, e com este espírito de poder fazer o que quiser musicalmente falando, Flea lançou recentemente o EP Helen Burns, num esquema semelhante ao usado pelo Radiohead no disco “In Rainbows”: o ouvinte escolhe quanto quer pagar pelo download, de 0 a 500 dólares. Há também a opção de comprar o vinil por 75 dólares (autografado pelo baixista e com um pedaço de uma corda de seu baixo).

Helen Burns, em seus 27 minutos, não lembra em nada os Red Hot Chili Peppers. Além do baixo, Flea experimenta o trompete (instrumento com o qual fez uma participação no show do Nirvana no Hollywood Rock em 1993, lembram?), piano, sintetizador, entre outros instrumentos. As baterias ficam a cargo de Jack Irons e Chad Smith,  ex e atual companheiros de banda, respectivamente.

O disco não é de fácil audição, é bom notar. Muitas vezes tem uma sonoridade perturbadora, mas altamente inspirada. A coisa fica um pouco mais confortável quando aparecem os vocais de Patti Smith, na faixa-título, ou na faixa que encerra o EP, “Lovelovelove”, com o coral de crianças do Silverlake Conservatory e de adultos e um belo arranjo de guitarra com fuzz.

O EP de seis faixas está disponível no endereço: http://silverlakeconservatory.com/helen_burns/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *