Chazinho de Coca – Já estamos em 2014.

Já estamos em 2014.

Ainda faltam 6 anos para 2014, ano em que a Copa do Mundo será disputada no Brasil. Contudo, o primeiro lance da Copa já aconteceu, ou melhor, irá acontecer hoje, na partida da seleção brasileira contra a seleção de Portugal.

O palco da partida será o recém modernizado, porém pequeno, estádio Bezerrão, em Brasília.

Com capacidade para no máximo 20 mil torcedores, o estádio consumiu 55 milhões de reais em reformas, já visando a Copa de 2014. Mas, com capacidade para 20 mil espectadores, o estádio não poderá receber jogos de Copa, exatamente por comportar um número de torcedores inferior ao exigido pela Fifa para jogos de Copa do Mundo.

Em 2009 o estádio receberá jogos da 3ª divisão nacional, já que o clube que manda os jogos por lá é o Gama, que está em vias de cair para a terceirona. Uma valorização e tanto da competição, não acham?

Bonito, não fosse o fato de isso estar longe de ser a real intenção dessa reforma.

Brasília já iniciou as movimentações políticas para conseguir levar para lá o jogo inaugural da Copa no Brasil. O Bezerrão será utilizado apenas como campo de treinamento na Copa, o que nos faz ter a certeza de que novos e gigantescos investimentos serão feitos por lá.

Como já disse por aqui, estou longe de ser contra a realização da Copa no país do futebol, mas infelizmente não consigo confiar nas pessoas que irão conduzir todo esse processo.

Digo isso, pois esses 55 milhões de reais investidos em um futuro campo de treinamento para a Copa, foram retirados dos cofres públicos, indo na contra mão do que os organizadores da competição tanto disseram até hoje. Foi o primeiro gol contra da Copa de 2014. Quantos outros virão?

Abertura da Copa.

Com todo respeito que a nossa capital federal merece ter, mas quantos clubes campeões nacionais nós temos por lá? Quantos já representaram o país em competições internacionais? Quantos figuram na elite do nosso futebol? Ah sim, temos o Brasiliense, na segunda divisão. O Gama? Este está caminhando a passos largos rumo a terceirona.

Que me desculpem todas as outras cidades postulantes a serem sedes. A Copa será extensa e muitas das pretendentes irão receber o seu jogo de Copa, por mérito. Mas também por mérito, não podemos afastar os 2 maiores momentos da competição, dos maiores centros do nosso futebol. RJ e SP possuem o maior número de clubes campeões nacionais. Uma fatia gigantesca da história desse esporte está concentrada nesses 2 centros.

A final será fatalmente no Maracanã, acho que ninguém ousa pensar diferente. E porque ousam imaginar a abertura fora de São Paulo? Hipoteticamente, caso os estádios paulistas não consigam apresentar as condições exigidas pela Fifa, aí sim teremos uma justificativa para levar o jogo inaugural para outro local, que não Brasília, mas Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Coritiba, Recife, ou seja, os locais onde a história do nosso futebol foi e continua sendo escrita.

Abraços aos nobres,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *