NBA SPOT – FIRST STEPS. REGRAS DA NBA.

* NBA SPOT FIRST STEPS é uma série que visa explicar as regras, termos usados, regras contratuais e outras coisas mais da NBA. É uma iniciativa de trazer ainda mais fãs para a melhor liga de basquete do mundo.

Já aconteceu de estar vendo uma partida de basquete e de repente acontece algo que você não entendeu nada? Ou quem sabe o narrador usar algum termo que não está familiarizado. Ou algum jogador foi vendido ou trocado e você nem sabe o porque.

Pois bem visando resolver este problemas estamos começando a série NBA SPOT – FIRST STEPS. Uma série que tem a intenção de aproximar ainda mais os amantes da NBA e também explicar para aqueles que não acompanham a NBA por não entender muito das regras.

Temos a intenção de explicar não só as regras mas também todos os termos do vocabulário usando entre os jogadores. Outro assunto que pretendo abordar e que muita gente tem a vontade de conhecer é sobre o Draft e as regras contratuais das equipes. Então acompanhem esta coluna.

Então resolvi começar pelo básico mesmo. Como o assunto é bem abrangente fique ligado na série pois ela pretende durar muitos capítulos.

 

Oficiais da partida.
Em uma partida de NBA há 3 juízes sendo um deles o chefe de equipe, o chefe coordena o jogo inteiro enquanto os outros coordenam cada lado da quadra, esses são chamados oficiais de trilha. Na bancada há também os “oficiais do relógio”, um medidor para controlar o placar da partida, outro para controlar o tempo da partida e por último o oficial que controla o relógio de chute de bola, os famosos 24 segundos.

 

Responsabilidades dos oficiais.
A – Antes do inicio da partida os oficiais tem que aprovar todos os equipamentos, entre eles a quadra, as cestas, bolas, relógios.
B – Certificar que nenhum jogador contém algum tipo de jóia seja brinco, bracelete, correntes, etc.
C – Certificar que nenhum equipamento usado por um jogador traga perigo aos demais. Seja proteções com arestas afiadas ou algum equipamento com substâncias duras, esses devem ser cobertos por espumas para assim ser aprovado.
D – Certificar que nenhum jogador esteja usando algum equipamento que traga vantagem ao jogador. Ex: Tênis que aumentam a altura do jogador.
E – Os oficiais devem se apresentar 20 minutos antes da partida para aquecimento. É meu caros não tá fácil para ninguém.

 

Quando há opiniões diferentes entre os oficiais
A – O chefe da equipe tem a autoridade de anular ou questionar qualquer decisão dos outros dois oficiais.
B – É de responsabilidade dos oficiais de trilha determinar se o ponto convertido foi válido ou não. Em hipótese, o oficial de trilha pode consultar os outros juízes. Caso todos os três fiquem em dúvida o medidor do cronômetro é consultado. Sua opinião é a final.

 

O Poder dos juízes. ha ha ha (risada maligna)
A – Os juízes tem o poder de proferir decisões seja dentro ou fora da quadra.
B – Quando uma falta acontece o juiz irá apitar a suspensão do jogo, com isso o relógio da partida deve ser parado. Em caso de falta pessoal o juiz deve indicar para a marcador oficial o número do ofensor, o tipo de falta cometida e o numero de lances livres caso a falta leve a isso.

Responsabilidades do marcador de placar.
A – Os marcadores devem registrar todos os chutes e lances-livre feitos e perdidos durante a partida. Esses registros vão para um sumário que depois é disponibilizado ao término da partida. Devem também registar as faltas pessoais cometidas e avisar os juízes caso algum jogar cometa sua 6º falta na partida (limite máximo de falta por jogador). Devem registrar todos os tempos de espera cobrado por qualquer time e notificar a equipe se seu treinador quando ela está fazendo seu último treino permitido.

 

Responsabilidades dos marcadores do relógio.
A – Ao começo da partida o marcador só deve iniciar o relógio somente após a bola ser tocada por um jogador no momento da bola ao ar (jump ball). Vale a mesma regra em caso de erro de lance livre, somente depois de toca a boa os dois relógios (da partida e 24 segs do chute) são iniciados.

 

Regras da Partida.
A – Uma partida é composta por quatro períodos de 12 minutos. Em caso de prorrogação (Overtime) o tempo será de 5 minutos. Caso na prorrogação o placar continue empatado o jogo irá para uma 2º de 5 minutos e assim sucessivamente até que uma equipe termine a frente no placar.

B – O intervalo do jogo durante o meio tempo (halftime) é de 15 minutos. Durante o 1º e 2º quarto, 3º e 4º e também antes de algum overtime o tempo do intervalo é de 130 segundos.

C – Quando um jogador é expulso ou alcançou o limite de faltas a equipe tem 30 segundos para substitui-lo. O mesmo caso segue se algum jogador estiver sangrando durante a partida.

 

Pedidos de tempo.
A – Existem dois tipos de tempo: O regular de 100 segundos (60 segundos na prorrogação) e o tempo de 20 segundos.

B – Cada equipe tem direito a seis (6) pedidos de tempo por jogo. Além de um (1) tempo de 20 segundos por quarto. No total 10 pedidos de tempo.

C – Um pedido de tempo só é válido quando a bola está em posse do time que está pedindo o tempo ou quando a jogada estiver parada.

D – A pausa de tempo regular é divida da seguinte forma: Dois tempos de 100 segundos no 1º e 3º período do jogo. E duas pausa de tempo para o 2º e 4º período. Independente se nenhum pedido de tempo foi solicitado. As equipes tem o limite de três (3) pedidos a serem solicitados no último quarto. E nos dois minutos finais da partida o limite fica a dois (2) pedidos. Essa regra não vale o tempo de 20 segundos. Portando cada equipe pode pedir três pedidos nos últimos 2 minutos.

É isso ae Ferozes, continuem com a gente. Caso tenham alguma dúvida deixa um comentário que responderei o mais breve possível.

See ya.

Joe Crawford um dos juízes mais famosos da NBA. Sua carequinha é bastante amada e odiada por lá.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *