La Mano de Díos – Maracanazo ’08

Maracanazo ’08

Em 1950, a Seleção Brasileira entrou num Maracanã lotado para ganhar seu primeiro título Mundial de futebol frente ao time do Uruguai, impassível e organizado. Obdúlio Varella orquestrou a vitória uruguaia e o Maracanã nunca foi tão silencioso. Tumular, torcida e time saíram de campo, tendo que aceitar a incontestável vitória do Uruguai, e estava construído o complexo de vira-latas que só seria apagado oito anos depois.

Em 7 de maio de 2008, o time do Flamengo de Joel Santana entrou em campo num Maracanã lotado para consumar a classificação frente ao América do México, que começara uma semana antes no estádio Azteca, com a vitória rubro-negra por 4 a 2.

Clima de festa, despedida em grande estilo de Joel Santana, torcida comemorando a classificação de um Flamengo que tinha tudo para repetir o feito do grande Flamengo de Zico, Junior e Raul Plassman de 1981 nesse que prometia ser o ano alvinegro.

O problema é que esqueceram-se de avisar ao time mexicano que ele já entrava derrotado. Por isso, logo no primeiro tempo o Flamengo perdia por 2×0, resultado que ainda o classificava, mas já dava os sinais de alerta para qualquer espectador atento que percebia um Flamengo jogando uma partida decisiva como se jogasse um amistoso de despedida para Joel Santana.

E o Maracanã ficou mudo no segundo tempo, quando faltando dez minutos para o fim da partida o América vencia por 3×0, tirando a vaga para as quartas das mãos do Flamengo. O Maracanazo voltava, cinquenta e oito anos depois, dessa vez nos pés de um time mexicano.

Hoje, o Flamengo não tem mais Joel Santana, e a perspectiva de ser novamente campeão da América ficou para 2009. Resta saber se o bem intencionado – mas inexperiente – Caio Jr. conseguirá reerguer esse time, que já mostrou ter potencial para disputar títulos. Pois, quando entra para jogar, o Flamengo já provou ter pinta de campeão. Resta apenas entrar para jogar, pois no futebol, assim como na ópera, só termina quando acaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *