Chazinho de Coca – Ôôôô…Obina é melhor do que o Eto´o.

Parecia piada na hora que ouvi a notícia. Imaginei ser alguma tiradinha depois da não contratação de Perea.

Analisar tal contratação é algo que beira o imponderável. Quase que a totalidade dos críticos está contra. Quase que 100% da torcida palmeirense torceu o nariz, talvez mais por receio das piadas dos adversários.

A chegada de Obina é claramente uma ação de Luxemburgo, que vai tentar mais uma vez recuperar um jogador em baixa, mas que já teve seus bons momentos. Mas veja, no Flamengo ele tentou isso com Pet e não deu certo. No Palmeiras ele até teve certo êxito com Léo Lima e Denilson, mas não da forma esperada. Hoje ele tenta o mesmo com Lenny e agora traz Obina.

Por que Obina?

Na renovação do elenco realizada no início da temporada, Luxa tentou trazer Brandão. Jogador de área, forte, alto. Não conseguiu. Resolveu dar algumas oportunidades para Max, jogador com essas características, mas que não se destaca por nenhuma delas. Então ele foi encostado.

Mais recentemente o Verdão foi atrás de Perea. Quais as características de Perea? Jogador de área, alto, forte, trombador. Receberia salários de 160 mil reais. Estava tudo certo, mas ele não foi aprovado no teste físico. Tentou (ou ainda tenta) Reinaldo, outro que se encaixa nesse mesmo perfil.

O que Luxa está tramando?

Ele vive dizendo que Keirrison se assemelha ao estilo de jogo do eterno ídolo Evair. Mais técnico, cerebral, que pode jogar de costas para o zagueiro.

Luxa não esconde que a sua fixação nessa temporada é conseguir o título da Libertadores.

Em 1999, ano do título continental alviverde, o Palmeiras jogava com Paulo Nunes no ataque e ao seu lado, as vezes Evair, as vezes Oséas. As vezes, na base do desespero, na base da necessidade, Felipão mantinha os 3 juntos no ataque. Eram 3 estilos de jogos que se completavam.

Como era o estilo de jogo de Oséas? De área, forte, alto e trá lá lá.

Obina não é o Oséas, Keirrison não é o Evair. Assim como o atual elenco do Palmeiras não é o mesmo daquele de 99. Assim como não temos na atual edição da Libertadores elencos fortes como os que disputaram aquela Libertadores. É tudo uma questão de se posicionar a sua época, ao atual cenário.

Paulo Calçade disse mais ou menos isso ontem no Linha de Passe. “Obina irá encontrar no Palmeiras, o profissionalismo que ele nunca vivenciou no Flamengo.”

Algo como “eu te dou isso, mas você tem de me retribuir de tal forma”.

Em resumo, se você me perguntasse ontem se eu daria meu aval para a contratação do Obina para qualquer que fosse o clube, eu responderia na lata – “NÃO!”

Mas feito o acordo, cornetar ou elogiar antes do cara entrar em campo, não passa de um exercício dado apenas aos torcedores. Não que eu não seja, mas deixo isso para a “mesa do bar”.

Confira nos links, algumas opiniões especializadas:

Paulo Calçade:
http://espnbrasil.terra.com.br/paulocalcade/post/52087_VOCE+CONTRATARIA+OOOOOOOOOOBINA

Mauro Cezar:
http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/post/52081_OBINA+E+NOVA+APOSTA+DE+LUXA+QUE+JA+TENTOU+COM+PETKOVIC+DENILSON+LEO+LIMA

PVC:
http://espnbrasil.terra.com.br/pauloviniciuscoelho/post/52098_OBINA+NO+PALMEIRAS+OBINA

Especialistas do LANCE!:
http://www.lancenet.com.br/noticias/09-05-25/551270.stm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *