Do Populacho! – Eba, outra Copa.


A Copa do Mundo do Brasil promete. Mas de promessas o balde está cheio. Cheio de elefantes brancos e, em sua maioria, voadores. Estes monstros da opulência capitalista são prometidos ao povo como um benefício vindouro que, como é exemplo brasileiro, quase nunca beneficiam realmente ao povo.


E este povo já foi brindado por uma Copa do Mundo, bem aqui, no Brasil mesmo. Outra época, outro momento, outras virtudes. Mas o futebol, a Copa do mundo e as grandes obras já serviam de “ópio”. Para aquela oportunidade foi construído o templo do futebol, O Maracanã, no Rio de Janeiro, a casa do Brasil. E, sim, com vazão de gastos públicos infindáveis, ainda que o presidente, Eurico Dutra, fosse daquela linha que iria expurgar a corrupção do Brasil. Linha esta que dispensa comentários sobre atrocidades contra opositores e grave afunilamento de direitos civis, cujos algozes ainda estão por aí. Bem, isto é caso para outro assunto.

O fato é que, ainda que seja maravilhoso assistirmos a uma copa no Brasil (e tomara que, a exemplo de 50, a Azzurra seja alocada em São Paulo), não se pode carnavalizá-la, com o perdão do trocadilho. Verdade seja dita, destes colossos arquitetônicos que se querem levantar – e não fique aqui somente a idéia de estádios, mas leve-se em conta toda a infra-estrutura, todo o conjunto – não muito disso servirá ao povo…de novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *