Top 5 – Finais Históricas do Paulistão

Continuando a saga das finais históricas do Paulistão, trago hoje a histórica FINAL CAIPIRA.
—–

BRAGANTINO 1X1 NOVORIZONTINO – 1990

Se em 1986 nós tivemos a Inter de Limeira como 1º time do interior campeão Paulista, em 1990 nós acompanhamos a 1º final inteiramente interiorana. A final caipira, como ficou conhecida.

Bragantino e Novorizontino surpreenderam os grandes do estado e tornaram-se os grandes daquele ano.

O Braga vinha de uma temporada já vitoriosa em 1989, quando se sagrou campeão da série B nacional e credenciou-se para jogar na elite pela 1ª vez em sua história. A equipe era comandada pela revelação entre os técnicos do país, Wanderley Luxemburgo e contava em sua equipe jogadores que brilharam no cenário da bola, como Gil Baiano, que depois jogou no Palmeiras e chegou até a seleção brasileira. O Volante Mauro Silva, que em 1994 foi titular no tetracampeonato com a seleção. Além do centroavante Silvio,que depois seria vice-campeão da Copa América com a seleção.

Do outro lado estava o Novorizontino, treinado pelo também jovem treinador, Nelsinho Batista. Um duelo de treinadores que ganha capítulos até os dias de hoje.

O título para o time de Bragança Paulista veio depois de 2 resultados iguais. No “Jorjão”, em Novo Horizonte, empate em 0X0.

Na 2ª e decisiva partida, no estádio Marcelo Stéfani (hoje estádio Nabi Abi Chedid) novo empate, dessa vez por 1X1.

O Novorizontino pressionou ao longo do jogo. Em jogada de escanteio, Fernando testou forte e abriu o placar. Mas Tiba, pouco tempo depois empatou a partida.

O jogo seguiu mais pegado e equilibrado, mas o placar permaneceu inalterado. O resultado levou o jogo para a prorrogação. O Bragantino podendo empatar, não quis saber de garantir o placar e partiu pra cima e perdeu chances incríveis.

O apito final coroou o melhor time, o melhor trabalho. O Bragantino era o 2º clube do interior a se tornar o melhor time do estado, fazendo valer o apelido de “Lingüiça Caipira” – referências a Holanda de 1974 e ao fato de Bragança Paulista ser conhecida por ser a “Terra da Lingüiça”.

Na temporada de 1991 o Braga perdeu Wanderlei Luxemburgo e trouxe para o seu lugar Carlos Alberto Parreira. O treinador levou o time a final do Campeonato Brasileiro, que viria perder para o São Paulo. Até 1995 o clube esteve sempre na linha de frente de todos os campeonatos que disputou.

Já o Novorizontino não teve a mesma sorte. Em 1994 ainda conquistou a série C do Brasileirão. Mas em 1996 o time disputou a 1ª divisão do Paulista pela última vez. Em 1998 fez sua última exibição no profissionalismo, na derrota para a Paraguaçuense por 4X0. Em 1998, sem dinheiro, o clube não pagou as taxas para a FPF e viu sua história receber um ponto final.

Relembre como foi a final caipira do Campeonato Paulista:

Bragantino: Marcelo, Gil Baiano, Junior, Carlos Augusto e Biro-Biro; Ivair, Mauro Silva (Franklin), Robert e Tiba; Mário (Silvio) e João Santos.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Novorizontino: Maurício, Odair, Fernando, Válter e Jerônimo; Luis Carlos Goiano, Tiãozinho (Marcão) e Édson; Paulo Sérgi0, Barbosa e Róbson (Edmílson).
Técnico: Nelsinho Baptista

Local: Estádio Marcelo Stéfani
Público pagante: 15.000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *