A FASE ELIMINATÓRIA DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE

O tempo urge e a primeira metade da atual temporada europeia se foi, bem como o intervalo invernal das competições continentais.

 

UEFA Champions League logo

Com esse tempo, que aparenta sempre passar mais rápido, eis que chegamos ao esperado dia da primeira perna das oitavas de final da UEFA Champions League, o mais importante torneio de clubes da Europa e do mundo.

E como tempo é artigo de luxo nos dias atuais, vamos às análises dos confrontos que se iniciam hoje no Velho Continente.

 

Olympique Lyon x APOEL

 

A equipe francesa detém a 4ª posição da Ligue 1 com 39 pontos, a 11 do líder Paris St. Germain e vem de derrota por 2×1 em casa do Caen ao priorizar, com razão, a competição europeia. Proveniente do grupo D, onde travou batalha de titãs contra o Ajax pela segunda vaga do grupo (o Real Madrid sobrou com 18 pontos ao vencer todos os jogos), agora recebe o “misterioso” time cipriota do APOEL, que deixou para trás FC Porto e Shakhtar Donets’k.

Uma coisa é certa sobre o time de Nicósia: tem tido sorte e tem pegado todos os atalhos possíveis na UCL, evitando os bichos papões do torneio.

O Lyon ainda assim é favorito, mas a decisão é no Chipre. Não dá para duvidar da zebra.

 

 

Bayer Leverkusen x FC Barcelona

 

Os alemães vêm de rodada duríssima após enfrentar e perder para o líder da Bundesliga, o Borussia Dortmund, por 1×0 fora de casa. Ocupam apenas o 6º lugar na classificação. Na UCL, deixaram para trás o Valência no grupo E e engrossaram o caldo para o Chelsea na pontuação.

O Barça é aquela coisa, o melhor time do mundo com o melhor jogador do mundo em seus quadros, mas enfrenta inédita pressão sobre seus ombros ao praticamente jogar a toalha na Liga ao ver o Real Madrid abrir 10 pontos de vantagem na tabela. Ainda assim é favoritíssimo para passar e, se vencer os obstáculos (lesões e desmotivação, entre outros), volta a ser favoritíssimo ao título europeu também.

 

Zenit x Benfica

 

O Zenit classificou-se no grupo G, o mesmo do APOEL, ou seja, aquele grupo com cara de Europa League. Tem a seu favor aquela partida de ida esperta na “calorosa” São Petersburgo.

O Benfica encarou e deixou para trás o Manchester United. Se mantiver o ritmo, leva a melhor sem erro.

 

 

Milan x Arsenal

 

O grande clássico continental das oitavas de final apresenta como maior atração o duelo entre dois grandes atacantes: Zlatan Ibrahimovic e Robin Van Persie.

O Milan ficou para trás no grupo H contra um Barcelona avassalador.

Já o Arsenal terminou na frente no grupo F, superando Olympique Marseille, Olympiacos e Borussia Dortmund.

O problema maior de ambos é a relativa irregularidade na temporada, além das contusões que também aflige os dois lados.

É a mais imprevisível das chaves. Pequena vantagem para os ingleses pelo fato da partida decisiva ser em Londres.

 

 

CSKA Moscou x Real Madrid

 

O CSKA tem como maior trunfo aquela viagem marota que forçará o Madrid a fazer para Moscou com aquela temperatura agradabilíssima esperando os visitantes de braços abertos.

O Real Madrid apresentou a melhor campanha da fase de grupos e está em alta na sua liga nacional perante o maior adversário, Barcelona.

Madrid deve passar.

 

 

Napoli x Chelsea

 

Em condições normais de temperatura e pressão, o Chelsea seria favorito contra o bom Napoli, mas os londrinos não vivem a melhor das fases. Estão em 5º lugar apenas na Premier League e fazem campanha irregular. Ainda assim passaram em 1º lugar no grupo E.

Já o Napoli ressurgiu das cinzas sob comando de Walter Mazzarri e apresentam enorme disciplina tática e espírito de entrega. Os campanholos podem surpreender outro inglês (após o Manchester City).

 

 

Basel x Bayern

 

O Bayern seria favoritíssimo se ainda estivesse no mesmo nível da primeira metade da temporada. Agora, os bávaros perderam a liderança da Bundesliga para o Borussia Dortmund e não têm convencido.

O Basel é mais um que deixou para trás o Manchester United no grupo C. Seria presa fácil, mas o desequilíbrio diminuiu um pouco graças a atual fase do adversário.

 

 

Olympique Marseille x Internazionale

 

Os franceses ocupam apenas o 6º lugar da Ligue 1 com partida atrasada a realizar. Andou próximo ao Arsenal no grupo F e pode surpreender uma Inter que se tornou uma total incógnita, já que iniciou a temporada pessimamente mal, recuperou-se de forma esplendorosa com a chegada de Claudio Ranieri à direção técnica do time, mas voltou a cair nas últimas rodadas. De positivo para os “nerazzurri” foi não ter deixado a peteca cair na UCL em nenhum momento na competição europeia, terminando a fase de grupos como líderes na chave B.

Resta saber qual Inter estará presente a partir de agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *