Chazinho de Coca – Blatter anuncia o fim da “paradinha” nos pênaltis.

Blatter anuncia o fim da “paradinha” nos pênaltis.

A regra nº 14, das 17 que regem o futebol profissional e que foram estabelecidas pela International Board, diz:

Regra 14: O pênalti
Um pênalti é assinalado quando ocorre uma infração dentro da área de grande penalidade (grande área). No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a sua marca, localizada a 9,15m do gol, o goleiro deve estar sobre ou atrás da linha de meta, e todos os jogadores devem estar fora da área e a, no mínimo, 9,15m da bola (essa distância é delimitada pela linha de grande penalidade e pela “meia-lua”, que na verdade é a parte fora da área de um círculo com 9,15m de raio e centro na marca do pênalti). O pênalti pode ser cobrado com tiro livre direto ou indireto, embora o mais usual seja a cobrança com tiro livre direto. Existe uma finta que dificulta ainda mais a defesa do goleiro adversário (a “paradinha”), que pode ser considerada pelo árbitro como falta punível com cartão amarelo.

O adendo sobre a paradinha sempre foi motivo de grande confusão. Houve tempo onde ela era combatida, mas mais recentemente ela foi praticamente liberada, tornando-se motivo de discussões acaloradas quando algum árbitro decide por sua proibição.

O penalti é um artifício criado para beneficiar o time que busca o ataque e, por consequencia, a feitura de um gol, mas que por ação ilegal (falta) de algum jogador do time contrário (defesa), acaba por impedir a conclusão ou o encaminhamento da jogada, desde que dentro da delimitatação estabelecida pelas linhas da grande área.

Oras, fica claro que o penalti foi criado para que o gol seja assinalado. Tanto é verdade, que a responsabilidade do batedor é sempre maior que a do goleiro. Vide o endeusamento dos goleiros que efetuam as defesas em penalidades, enquanto para o cobrador, a confirmação do gol é praticamente uma obrigação.

Para o goleiro existe ainda a possibilidade de se movimentar para os lados, desde que em cima da linha do gol ou até mesmo manter-se atrás dessa linha, podendo mover-se a frente no instante da cobrança, buscando com isso gerar a impressão de angulos fechados para o cobrador.

Se o infrator tem direitos em uma ação que visa lhe punir, por que o suposto beneficiado com a regra terá que limitar suas ações?

Sou contra. A regra do penalti foi criada para que o gol seja marcado. Proibir a “paradinha” é diminuir a eficácia dessa regra. Logo é ir contra os seus princípios e direitos estabelecidos.

Confira uma seleção bacaníssima com algumas cobranças de penalidades:

Cheers,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *