OFICIALMENTE DE SAÍDA

O que já era largamente comentado foi concretizado nesta segunda-feira: José Mourinho está para deixar o comando técnico do Real Madrid, afirmou o Presidente do clube, Florentino Pérez.

José Mourinho
José Mourinho

O dirigente máximo merengue convocou a imprensa no Estádio Santiago Bernabéu de Madri para anunciar que o treinador português não finalizaria o contrato com o clube, previsto para expirar em 2016, ressaltando que não houve demissão. Segundo Pérez, houve um “mútuo acordo” entre as partes e Mourinho acredita ser melhor deixar o clube, opinião compartilhada pelo dirigente.

Florentino Pérez declarou ainda ser a decisão adequada para o início de novo projeto, embora a ressalva de ter sido Morinho o treinador que estava a mais tempo no comando técnico de algum time da 1ª divisão da Liga.

Florentino Perez
Florentino Perez

José Mourinho deixa o Real Madrid na metade da vigência de seu contrato. Foram três temporadas em Madri com o histórico de 175 jogos, 80 vitórias, 12 empates e 10 derrotas (aproveitamento de 83%), além de 3 títulos (La Liga 2011-2012, Copa del Rey 2010-2011 e Supercopa da Espanha 2012) e 4 expulsões.

De negativo, a ausência de títulos na temporada 2012-2013 que levou o português a reconhecer ter sido esta sua pior temporada na carreira de treinador.

Mourinho sucumbiu em verdadeiro turbilhão de clima organizacional no grupo madridista. Em meio a diversas acusações, Mourinho entrou em choque com alguns dos mais importantes medalhões do elenco, o principal deles com o goleiro da Seleção Espanhola, Iker Casillas, relegado ao banco de reservas. Outro deixado de lado pelo lusitano foi o brasileiro Ricardo Kaká, escalado somente em partidas secundárias da temporada e até mesmo excluído de outras, não ocupando sequer o banco de reservas.

José Mourinho no Chelsea nos anos 2000.
José Mourinho no Chelsea nos anos 2000.

Em relação a Kaká, é mister admitir a queda de rendimento do craque, muito por questões físicas, colocando-o longe dos áureos tempos de Milan.

Não bastassem os afastamentos, Mourinho polemizou na insistência em escalar jogadores questionados no Madrid como Fábio Coentrão ou Pepe.

A propósito, o luso-brasileiro Pepe tornou-se, no final, outro preterido pelo treinador em favor do francês Raphael Varane.

Profissional de personalidade forte, José Mourinho nunca fugiu da polêmica. Ao sacar Casillas do gol do time, insistia estar Diego López em melhores condições técnicas. Fato é que Diego López nunca comprometeu atrás, ainda assim as especulações a respeito da exclusão do goleiro da Roja nunca deixaram de pipocar na imprensa local e mundial. Ao que tudo indica, o vestiário nunca foi ambiente dos mais tranquilos no relacionamento entre ambos.

Defeitos à parte, deve-se reconhecer que Mourinho teve que lidar com o mágico período do apogeu do arquirrival madridista, o Barcelona de Josep Guardiola. Problema que causou muitas noites mal dormidas e reveses para si até o momento em que aprendeu a jogar contra o futebol avassalador de Lionel Messi e companhia.

Carlo Ancelotti
Carlo Ancelotti

Agora, com a saída oficialmente anunciada, as portas do Real Madrid se abrem de forma escancarada para o italiano Carlo Ancelotti, atual treinador do Paris Saint Germain. Tudo aponta para que Ancelotti troque Paris por Madri, a ponto do canal de tv catariano BeIN, de propriedade do Presidente do PSG Nasser Al-Khelaifi, ter afirmado que o italiano irá sim para o Madrid. Contudo, Leonardo reitera que fará de tudo para manter Ancelotti em Paris. Já, o maior interessado, o próprio treinador diz não ter decidido o que fará da vida e Florentino Pérez deixa claro que, após consulta ao clube francês, recebeu como resposta um pedido de desculpas seguido de um “ele não pode ir”.

Na outra ponta do rompimento, parece ser questão de tempo o anúncio do retorno de José Mourinho ao Chelsea, onde venceu quatro títulos, sendo duas Premier Leagues (2004-2005 e 2005-2006).

Agora, é aguardar o desfecho da dança de treinadores pelos principais clubes do Velho Continente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *