O SORTEIO DOS GRUPOS DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE

Palco da cerimônia da UEFA para definição dos grupos da UCL em Mônaco

Mônaco presenciou nesta quinta-feira a definição dos grupos da edição 2011-2012 da UEFA Champions League. Entre possíveis grupos da morte, grupos fáceis e outros até peculiares, a UCL mais uma vez promete.

 E lá estavam os potes e as bolinhas com os nomes dos clubes qualificados e os grupos aos quais os sorteados da vez estavam destinados. Na cerimônia ex-craques como Luís Figo, Bobby Charlton e Lothar Matthäeus.

 E aí vão os grupos.

 

GRUPO A

 FC Bayern Munique

Villareal CF

Manchester City FC

SSC Napoli

 A princípio, o Bayern é favorito por ter mais camisa. Mas o grupo é mais complexo do que se imagina. O Manchester City é o novo rico que pretende abrir caminho na marra se necessário. Villareal e Napoli se duelaram na última Europa League com o sucesso dos espanhóis. Se tudo correr nos eixos, passam Bayern e City. Só que o futebol espanhol está por cima e o Villareal pode surpreender. Seria salutar para o futebol italiano a classificação do Napoli. Bom teste internacional para o City que terá que provar que veio para ficar.

 

 GRUPO B

 FC Internazionale

PFC CSKA Moskva

LOSC Lille Métropole

Trabzonspor AS

 

Figo deu sorte para Inter e Real Madrid

Massimo Moratti agradece aos santos em sua mansão na província de Milão. Claro, nem tudo são flores e a Inter terá aquela viagem gostosa até Moscou correndo o risco de encarar já uns 10 graus negativos, mas tudo bem. Atenção deve ser dada ao Lille francês. Já os turcos do Trabzonspor caíram de pára-quedas com a eliminação do Fenerbahce por investigações sobre manipulação de resultados que envolvem o clube.

 

 

 

GRUPO C

 Manchester United FC

SL Benfica

FC Basel 1893

FC Otelul Galati

 Alex Ferguson também deve estar de joelhos no seu campo de golfe predileto agradecendo aos céus pelo grupo que o sorteio lhe proporcionou. Moleza para o United que só terá preocupações na UCL a partir de março quando começam as oitavas. De sobra, o Benfica tem tudo para superar o Basel e os campeões romenos do Otelul Galati.

 

 GRUPO D

 Real Madrid CF

Olympique Lyonnais

AFC Ajax

GNK Dinamo Zagreb

 Mais uma baba para um dos favoritos, o Real Madrid. Com isso, José Mourinho poderá dedicar seu tempo a elaborar planos mirabolantes para frear o Barcelona. O Lyon veio da pré-champions. Tem sido o rei do futebol francês nos últimos anos e tem Michel Bastos em boa fase. O Ajax teve seus momentos de glória no passado, mas há muito que o futebol holandês não produz times condizentes com o potencial do país para esporte bretão. E o Dinamo Zagreb também tentará a segunda vaga do grupo.

 

 GRUPO E

 Chelsea FC

Valencia CF

Bayer 04 Leverkusen

KRC Genk

 Será bom o duelo entre Chelsea, Valencia e Bayer Leverkusen por duas vagas, ainda que os ingleses sejam os favoritos do grupo. O Valencia se firmou como terceira força espanhola há tempos, mas o fosso que o separa de Barcelona e Real Madrid ainda é enorme. Os belgas do Genk serão azarões.

 

 GRUPO F

 Arsenal FC

Olympique de Marseille

Olympiacos FC

Borussia Dortmund

 Em condições normais de temperatura e pressão, o Arsenal poderia ser considerado favorito, mas os “Gunners” deixaram Cesc Fábregas e Samir Nazri baterem asas e voar para clubes rivais na Champs. De quebra não contrataram. Resultado: favoritismo em risco, alto risco. Quando o Borussia Dortmund caiu no grupo na última rodada do sorteio, a chave equilibrou-se ainda mais. O Olympique de Marseille pode tirar pontos de ingleses e alemães. Os gregos do Olympiacos buscarão a sabedoria dos filósofos clássicos para conseguirem algo.

 

 GRUPO G

 FC Porto

FC Shakthar Donetsk

FC Zenit St. Petersburg

APOEL FC

 Nem parece grupo de Champions League. Soa mais para Liga Europa. O Porto também não pode reclamar tanto assim. Se bem que terá companhia do destemido Shakthar Donetsk, time recheado de brasileiros que não tem medo de atacar. O ruim para os lusos será ter que viajar para as “calorosas” Ucrânia e Rússia, além do turismo pelo Chipre do APOEL.

 

 GRUPO H

 FC Barcelona

AC Milan

FC BATE Borisov

FC Viktoria Plzen

 Ao começar o sorteio, após a primeira rodada de definição, o comentário geral era: “grupo da morte”. Aí vieram BATE Borisov e Plzen. Ou seja, grupo praticamente definido, salve zebras homéricas. É Barcelona em primeiro e Milan em segundo. Valerá pelos dois confrontos entre Barça e Milan. Massimiliano Allegri, técnico a serviço de Sua Majestade Sílvio Berlusconi, poderá testar o “catenaccio” italiano contra o melhor time do mundo. Conseguirá ele o que nem Mourinho tem conseguido?


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/t990olqj3thq/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *