O PÃO E CIRCO DA CBF E DE SEUS CORDEIRINHOS

Informação de momento via ESPN.com.br:

Grandes do Rio se unem ao Corinthians, e implosão do C13 parece inevitável

http://espn.estadao.com.br/futebolnacional/noticia/177421_GRANDES+DO+RIO+SE+UNEM+A+CORINTHIANS+E+POEM+C13+DE+LADO+EM+NEGOCIACAO+POR+DIREITOS

O racha no Clube dos 13 iniciado oficialmente pelo Corinthians, na terça, ganhou a ajuda de peso dos quatro grandes do Rio de Janeiro nesta quarta. Em nota conjunta, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco anunciaram que negociarão diretamente com as empresas interessadas a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e não mais via entidade que os representa, como era de costume.

————————————–

Atualizado às 14:30 via twitter de Estevam Ciccone: @blogdociccone: Já confirmaram que romperam com o C13: Corinthians, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. Outros devem sair tbem…

————————————–

Que o Andres Sanches é o maior baba ovo do Ricardo Teixeira há tempos, não é novidade. Que seu apoio irrestrito as patacoadas CBFianas deve-se ao fato de ter ganho o pseudo projeto de estádio, Fielzão, também não.

Mas muito me espanta o Flamengo render-se aos “afagos” do ditador mór de nosso futebol por causa de uma taça idiota de bolinhas e um reconhecimento meramente político, quando na história ele nunca havia deixado de ser o legítimo campeão de 87.

Abrem-se as pernas por pouco nesse mundinho. E os “co-irmãos” cariocas agora vêm juntos.

Outra pergunta que faço inocentemente é: Por que raios a CBF faz tanta questão de que os clubes aceitem a proposta da Rede Globo pela renovação dos direitos de transmissão do Brasileirão, sem sequer ouvir as outras, sendo que tudo leva a crer que essas outras superam a Global?

Entenda você, caro feroz que me acompanha, que diferentemente do que ocorre na Europa, onde os clubes podem negociar seus direitos individualmente com a emissora que quiser, aqui não se pode. Lá o direito pertence ao dono da praça desportiva. Aqui as duas agremiações envolvidas são consideradas soberanas, o que impossibilita que um ou poucos dos clubes que disputam o Brasileirão possam negociar a parte.

Imagine a situação:

Corinthians X Avai jogarão no Pacaembu. O Corinthians tem seus direitos presos junto a Globo e o Avai junto a Record. A transmissão não acontece, pois ambos detêm o direito sobre o espetáculo. O dinheiro não entra, os patrocinadores se vão.  Bela porcaria de negociação à parte, não?

É lógico que a idéia aqui é pressionar para que todos os outros clubes optem pela mesma emissora de sempre, que o Clube dos 13 vá para o espaço e que a CBF volte a ser a mandatária sobre todos os aspectos do futebol brasileiro, sobretudo o financeiro.

É óbvio também que tanto Corinthians quanto os quatro grandes do RJ são marionetes do Ricardo Teixeira. E assim serão quantos outros embarcarem nessa.

One thought on “O PÃO E CIRCO DA CBF E DE SEUS CORDEIRINHOS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *