1463482_665530983470225_918447994_n

“Ô MEU PAI EU SOU CRUZEIRO MEU PAI”

Em homenagem ao Campeão Brasileiro de 2013, Renné França, professor universitário e cruzeirense, nos conta um pouco de como se tornou um torcedor ‘azul’ diferente dos demais.

Por Renné França 

Meu pai é atleticano. Quando criança, meus colegas mais próximos eram atleticanos também. Mas aí meu tio (e padrinho) me levou para uma final do campeonato mineiro, Cruzeiro e América, despedida do Renato Gaúcho do time azul. E não teve mais jeito…

Torcer por um time de futebol, para mim, é mais sofrer do que prazer. Não sou dos que gritam e pulam. Quando o jogo acaba, eu mais fico aliviado do que comemoro. Não gosto de comentar nada depois da vitória (superstição: uma vez tirei muita onda e o time foi ladeira abaixo. Até hoje sei que a culpa foi minha) e não tenho vontade de conversar depois da derrota. Enfim, não sou um típico torcedor.

Mas estou sempre vendo. E torcendo. E sofrendo. Em 2003 o título foi próximo. Por causa de um convênio da UFMG com o jornal Estado de Minas, passei uma semana cobrindo os treinos do time que viria a ser o primeiro campeão dos pontos corridos. Conversando com os jogadores, indo aos jogos. Além disso, morava perto do Mineirão…

Dez anos depois, o Cruzeiro é campeão de novo, e eu estou em São Paulo (se bem que o time está na Bahia…). Não vou sentir o clima da rua, da Belo Horizonte azul. A quinta-feira mágica amanhã.

Mas não tem importância, vi isso no último domingo (10), as várias camisas estreladas no caminho da partida contra o Grêmio. Antes, fiz questão de ir a Sete Lagoas pegar uma antiga camisa do meu tio para vestir no Mineirão. Porque era só por causa dele que eu estava ali naquele jogo (dele e por causa de outro grande cruzeirense, meu cumpadre Douglas que conseguiu o ingresso pra mim e estava lá também). Era uma forma de ter ele ali comigo, como no primeiro jogo que ele me levou.
Isso tudo aqui é só para agradecer ao Ciro por me fazer cruzeirense.
Minha vida é mais especial assim.

Eu sou Cruzeiro meu pai.
Sou campeão brasileiro. De novo.

1463482_665530983470225_918447994_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *