DREAM TEAM 20 ANOS


Há 20 anos o mundo mudou, há 20 anos o mundo se maravilhou e há 20 anos o mundo conheceu a melhor seleção de basquete da história.

Parece estranho começar este post sobre o Dream Team com uma frase bem clichê, mas irei. Como o tempo passou rápido, como o tempo mudou a história dos esportes onde faz que muitos esqueçam aqueles que um dia já foram lendas. Em muitos esportes vejo uma prática muito comum onde novos esportistas com tão pouco tempo de carreira e mais propaganda são comparados com lendas do esporte que já conquistaram e provaram tudo e mais um pouco. Isso claro é culpa da imprensa esportiva que adora criar uma polêmica e assim sempre ter temas para discutir.

Na NBA não é diferente, como estamos cansados de ver matérias onde sempre questionam se Kobe Bryant, LeBron James ou outros jogadores são melhores que Michael Jordan. Verdade ou não, quem chega perto ou não, acho comparações como essas totalmente uma perda de tempo.

Recentemente Kobe Bryant em Pré-Olímpico com a seleção americana afirmou com todas as palavras que a seleção de 2012 poderia sim vencer o Dream Team. Pronto, isso deu pano pra manga para mais de uma semana, era tudo que os canais esportivos queriam. Foi um vai e vem danado da mídia levar os comentários para os jogadores que até parecia primário de colégio quando um colega fala mal do outro. Kobe foi duramente criticado pelo seu comentário pela mídia, afinal quem iria vencer o maior time de basquete da história. Mas Kobe, nada burro, deu a seguinte declaração quando questionado novamente pelo seu comentário: “Eu não disse que venceriamos eles em uma série de 7 jogos, e sim estou falando de 1 jogo contra o Dream Tem. Hoje temos a característica de um jogo mais veloz e isso seria uma tática que usaríamos contra eles, LeBron marcaria Magic Johnson e eu marcaria Michael Jordan. Em um jogo tudo é possível.”

Até ai eu não achei que Kobe falou nada demais, independente quem é melhor ou não em somente um jogo, e ainda sonhando, tudo realmente é possível.


Mas não estamos aqui para falar sobre isso Ferozes, não estamos aqui para comparar ninguém e sim vangloriar aqueles jogadores que fizeram história e serviu de sonho de muitos garotos que hoje estão brilhando na NBA. Afinal todo esporte precisa de lendas.

Com uma campanha impecável no Pré-Olímpico e nas próprias Olimpíadas a seleção norte americana deixou muito claro sua mensagem na história. Que vieram para ser a melhor seleção do mundo de todos os tempos. Mesmo tendo um time só de astros, a dedicação de cada jogador aos jogos são uma demonstração perfeita que por mais astros que sejam devem sim se esforçar ao máximo para conseguir o melhor.

E que elenco estamos falando. Mesmo muitos sabendo de cor, nunca me canso se apresentar o roster desta seleção mágica:

Point Guard: Magic Johnson e John Stockton.

Shooting Guard: Michael Jordan e Clyde Drexler.

Small Forward: Larry Bird, Scottie Pippen e Chris Mullin.

Power Forward: Charles Barkley, Karl Malone e Christian Laettner.

Center: David Robinson e Patrick Ewing.

Coach: Chuck Daly.

Somente nesta foto há 14 títulos da NBA.

Com todos esses astros essa seleção já começou com o “sangue nos zoio” no Pré-Olímpico onde derrotou todos seus adversários de forma mais que inconstestável:

Jogo 1. 28/06/1992 – USA 136     x    Cuba       57  – 79 pontos de diferença
Jogo 2. 29/06/1992 – USA 105     X    Canadá     61  – 44
Jogo 3. 30/06/1992 – USA 112     X    Panamá     52  – 60
Jogo 4. 01/07/1992 – USA 128     X    Argentina  87  – 41
Jogo 5. 03/07/1992 – USA 119     X    Porto Rico 81  – 38
Jogo 6. 05/07/1992 – USA 127     X    Venezuela     80  – 47

Charles Barkley foi o cestinha do Pré-Olímpico com 16.3 pontos por média sendo 98 ao total, em segundo ficou Karl Malone com 14.8 pontos em média e 89 no total.

No quesito rebotes temos o mesmo quadro Charles Barkley em primeiro com 6.7 em média por jogo sendo 40 no total, em segundo Karl Malone com ume média de 5.8 por jogo sendo 35 no total.

Já Magic Johnson foi o líder em assistências com 54 seguido por Scottie Pippen com 37.

Agora você pode pensar que esses números não são expressivos por se tratar de apenas um Pré-Olímpico contra seleções que quase todas não são tradicionais. Pois bem, vejam os números da campanha nas Olimpíadas.

Jogo 1. USA 116     x    Angola     48   – 68 pontos de diferença
Jogo 2. USA 103     x    Croacia    70  – 33
Jogo 3. USA 111     x    Alemanha   68  – 43
Jogo 4. USA 127     x    Brasil     83  – 44
Jogo 5. USA 122     x    Espanha    81  – 41
Jogo 6. USA 115     x    Porto Rico 77  – 38
Jogo 7. USA 127     x    Lituânia   76  – 51
Jogo 8. USA 117     x    Croacia    85  – 32

Nas estatísticas temos um cenário parecido com o do Pré-Olímpico.

Charles Barkley líder em pontos com uma média de 18.0 por jogo seguido por Michel Jordan com uma média de 14.9.

Karl Malone e Patrick Ewing lideraram em rebotes com uma média de 5.3 rebotes por jogo.

Em assistências quem liderou aqui foi Scottie Pippen com 5.9 assistências por jogo e em segundo ficou Magic Johnson com médias de 5.5.

Acho que depois de vermos números tão assombrosos percebemos que realmente o Dream Team foi a melhor seleção de todos os tempos na história do basquete. Até hoje nenhuma seleção conseguiu chegar perto de números tão altos, mas quem sabe um dia. Afinal tudo é possível.

É isso ai ferozes, espero que tenham gostado, vamos continuar acompanhando por aqui a campanha da seleção americana e brasileira nas Olimpíadas e torcer para que nosso Brasil suba ao pódio e conquiste a medalha.

See ya.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *