MY BLOODY VALENTINE 21 ANOS DEPOIS.

POR AGNA SILVA

O My Bloody Valentine anunciou o lançamento de um novo álbum de estúdio, além de confirmar presença no festival japonês Tokyo Rocks Festival, que acontecerá em maio de 2013.

A notícia do novo álbum é uma das mais relevantes, porque o último álbum da banda ‘Loveless’, foi lançado em 1991.O vocalista Kevin Shields contou à revista NME que o álbum será lançado em seu site até o final desse ano e que depois haverá um EP, também com material inédito.

Poucas bandas conseguem o mérito de ser referência e precursores do seguimento que ficaram conhecidas. Impossível se pensar em Shoegaze e não lembrar do My Bloody Valentine.

No começo dos anos 90 o Shoegaze e o Madchester dominavam o Reino Unido. O termo Shoegaze, foi uma definição da imprensa inglesa para as bandas que tocavam olhando para baixo, pouco pareciam se importar para a platéia, não havia contato com o público. Suas guitarras eram barulhentas, poderosas, distorcidas, harmônicas, vocais etéreos, lo-fi e melódicos.

O estilo foi perdendo forças e caindo no esquecimento quando a era Britpop surgiu, bandas como Pulp, Suede, Blur, Oasis, entre outras, traziam a jovialidade, letras que abordavam a juventude daquela época, além da aproximação com os fãs e o carisma dos vocalistas. Nesse mesmo momento o grunge subia na audiência e derrubaria todas as bandas shoegaze. Que passariam a ser lembradas pelos saudosistas. Mas acima de tudo grande influência para gerações.

Kevin Shields líder da banda e os outros integrantes continuaram na musica. Kevin tocou em álbuns do Dinosaur Jr.,Mogwai e Primal Scream, saindo em turnê com a banda – esteve no Brasil em 2004 no Tim Festival.

Debbie Googe virou taxista e formou a banda Snowpony. Colm O’Ciosoig trabalhou com Hope Sandoval , também tocou na banda Clear Spot ,e Bilinda Butcher se dedicou a família e a dança flamenca.

Agora só nos resta esperar para ouvir mais músicas olhando para os sapatos !

 

 

 

 

 

 

Álbuns :

Isn’t Anything ( 1988 )

Loveless ( 1991 )

 

Integrantes :

Kevin Shieldsvocalguitarra

Bilinda Butcher: vocalguitarra

Debbie Googe: baixo

Colm O’Ciosoig: bateria

 

Principais bandas Shoegaze 90’s :

Swervedriver, Loop, Spiritualized, Chapterhouse, Spectrum, Ride, Boo Radley, Lush, Spacemen 3, The Verve ( primeiros álbuns), Slowdive, Secret Shine, Moose, Jesus and Mary Chain …

Principais bandas contemporâneas influenciadas pelo Shoegaze :

Deerhunter, Mogwai, Broken Social Scene, Airiel, The Big Pink, Silversun Pickup, Asobi Seksu, M83 …


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/t990olqj3thq/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *