LARGADA PARA A BUNDESLIGA 2013-2014

Começou neste final de semana mais uma temporada da Bundesliga, a Liga Federal Alemã, com os favoritos FC Bayern e Borussia Dortmund vencendo seus jogos. Mas não se engane, o paradigma germânico dos últimos tempos, baseado na hegemonia do Bayern com a vice-liderança do Dortmund, pode ser quebrado agora, uma vez que Jürgen Klopp parece ter reinventado uma equipe anda mais forte sem Mario Götze e, acredite se quiser, com as primeiras cornetas bávaras soando contra Josep Guardiola por conta da chegada de Thiago Alcântara a Munique, além dos ensaios de mudança tática na equipe.

Borussia Dortmund surpreende novamente e promete força na temporada
Robert Lewandowski Borussia Dortmund surpreende novamente e promete força na temporada

Após a decisão da Supercopa Alemã, vencida pelo Borussia Dortmund por 4×2 contra o Bayern, uma certeza, pelo menos, o público de Dortmund teve: o Borussia do ótimo técnico Jürgen Klopp não havia perdido a motivação, a energia demonstradas nas duas últimas temporadas, apesar da derrota na final da UEFA Champions League para o próprio Bayern, sem mencionar a saída do astro Mario Götze do clube.

Chega a ser até certo ponto surpreendente, pois com a saída de Götze, além do assédio sobre outros astros do clube como Robert Lewandowski, a expectativa maior é a de relativa queda técnica dos vice-campeões europeus e alemães.

Inesperadamente, a sensação, neste início de temporada, é a de que Klopp está em vias de conseguir reinventar o time e, após a vitória na Supercopa local contra o rival, isso ficou evidente na estreia contra o FC Augsburg.

O gabanense recém contratado Pierre Emerick Aubemayang foi destaque com hat trick
O gabanense recém contratado Pierre Emerick Aubemayang foi destaque com hat trick

Jogando como visitante, o Dortmund fez tranqüilos 4×0 com hat trick do gabonense Pierre Emerick Aubameyang, novo companheiro de ataque de Robert Lewandowski contratado junto ao AS Saint Etienne francês por €13 milhões. Lewandowski marcaria o gol final.

Além do estreante de 24 anos no ataque, Klopp contou com o goleiro australiano Mitchell Langerak no lugar do suspenso Roman Weidenfeller. Outras ausências foram do defensor Lukasz Piszczek e do recém contratado Henrikh Mkhitaryan lesionados.

Que o bom trabalho de Jürgen Klopp e seu Borussia Dortmund tenham prosseguimento na atual temporada.

Já os campeões europeus do Bayern, já sob a batuta de Josep Guardiola, foram a campo contra o Borussia Mönchengladbach e impuseram tranqüilos 3×1 com gols de Arjen Robben, Mario Mandzukic e David Alaba, além de Dante Bonfim que, em aparente estado de dó do ex-clube, fez contra.

FC Bayern vence sem stress em Munique
FC Bayern vence sem stress em Munique

Até aí tudo bem pelos lados de Munique. Estreia com vitória tranqüila em casa.

Mas, insatisfações já são ouvidas Baviera afora.

Uma delas refere-se a possíveis descontentamentos dos jogadores do Bayern em relação a algumas mudanças no estilo de jogo que Guardiola tem tentado implantar na equipe.

Se for o que todos sempre imaginaram, Guardiola estaria tentando “barcelonizar” o Bayern. O Barcelona de Guardiola sempre caracterizou-se por toques incansáveis e perfeitos de bola, movimentação em procura de espaço para penetrar nas defesas adversárias e finalizar, tudo isso sem um atacante de ofício na área adversária. Algo recente que todos se recordam muitíssimo bem.

Já o Bayern de Jupp Heynckes possuía algumas características diversas. Tratava-se de equipe que jogava de forma bem mais intensa pelos lados, também com excelente toque de bola, porém igualmente adepta do jogo aéreo, com um lado direito muito forte e com atacantes claramente definidos.

Josep Guardiola
Josep Guardiola

Com a saída de Heynckes, mega campeão no Bayern, vem Guardiola com nível de comparação e exigência altíssimo ao passado recente. Aí vem a questão: como mudar time que está ganhando?

Guardiola bem que tentou na pré-temporada. Aí vieram as primeiras notícias de insatisfação no elenco.

Com as circunstâncias postas, Pep foi prudente, sábio e escalou um Bayern à moda Heynckes em Munique contra o Mönchengladbach. Lá estava na escalação inicial Mario Mandzukic, seguidos de perto por Toni Kroos e Thomas Muller.

Além da escalação já conhecida, havia outro fator importante que atende pelo nome de Thiago Alcântara.

O hispano-brasileiro chegou ao Bayern atendendo pedido especial de Guardiola.

Alcântara foi peça importante e promissora do Barcelona vencedor de períodos recentes e com o cartão de visitas da conquista do Euro Sub-21 pela Seleção Espanhola, além de recente convocação para a Seleção principal. Não à toa os bávaros pagaram €21 milhões pelo jogador.

Mas, no meio do caminho havia uma pedra e a imprensa alemã levantou a bola que colocou novo questionamento na contratação a pedido do treinador. Tudo por conta de Alcântara ter como representante Pere Guardiola, irmão de Josep.

Situação que gerou dúvidas, desconfianças e protestos na mídia alemã.

Somados o fator Thiago Alcântara e a possível mudança tática na equipe do Bayern encarada com certo ceticismo por parte dos jogadores, a temporada do Bayern tem um fator de imprevisibilidade não desprezível.

Hertha surpreende e goleia em Berlim
Hertha surpreende e goleia em Berlim

Encerrando os destaques da rodada inicial, o Hertha Berlim SC goleou o Eintracht Frankfurt por 6×1 no legendário Estádio Olímpico da capital alemã e é o líder.

Resultados e classificação:

FC Bayern 3×1 Borussia Mönchengladbach

Bayer Leverkusen 3×1 Freiburg

Hannover 96 2×0 Wolfsburg

Hoffenheim 2×2 Nuremberg

Augsburg 0x4 Borussia Dortmund

Hertha 6×1 Eintracht Frankfurt

Eintracht Braunschweig 0x1 Werder Bremen

Mainz 05 3×2 Stuttgart

Schalke 04 3×3 Hamburg

 

TIME

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

(%)

1Hertha

3

1

1

0

0

6

1

5

100

2Borussia Dortmund

3

1

1

0

0

4

0

4

100

3Bayer Leverkusen

3

1

1

0

0

3

1

2

100

4Bayern de Munique

3

1

1

0

0

3

1

2

100

5Hannover 96

3

1

1

0

0

2

0

2

100

6 Mainz 05

3

1

1

0

0

3

2

1

100

7Werder Bremen

3

1

1

0

0

1

0

1

100

8Hamburgo

1

1

0

1

0

3

3

0

33

9Schalke 04

1

1

0

1

0

3

3

0

33

10Hoffenheim

1

1

0

1

0

2

2

0

33

11Nuremberg

1

1

0

1

0

2

2

0

33

12Stuttgart

0

1

0

0

1

2

3

-1

0

13Braunschweig

0

1

0

0

1

0

1

-1

0

14Borussia Mgladbach

0

1

0

0

1

1

3

-2

0

15Freiburg

0

1

0

0

1

1

3

-2

0

16Wolfsburg

0

1

0

0

1

0

2

-2

0

17Augsburg

0

1

0

0

1

0

4

-4

0

18Eintracht Frankfurt

0

1

0

0

1

1

6

-5

0


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/t990olqj3thq/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *