La Mano de Dios – Os desprezados

Os desprezados

Ontem à noite foi inaugurada a loja do São Paulo Futebol Clube no Shopping Ibirapuera, em Moema. A idéia da SAO Store é vender produtos diferenciados focando os torcedores abastados, com mimos que chegam ao valor de 5 mil reais. Segundo o Departamento de Marketing do Tricolor, a idéia é ampliar o número de lojas do time na cidade e, posteriormente, expandir o negócio pelo país.

A loja é realmente uma beleza e o torcedor que tiver o dinheiro para gastar ali com certeza sairá feliz. Mas uma coisa deixa-me intrigado.

O São Paulo é, segundo pesquisa recente, o time com a torcida que mais cresceu nas áreas periféricas da cidade. Aquela imagem de “time da burguesia” não se aplica mais com tanta exatidão ao Tricolor paulista.

Ao mesmo tempo, o São Paulo tem o estádio mais fora de mão da cidade. Quem já tentou sabe o sufoco que é ir ao Morumbi utilizando o serviço público de transporte. A volta então, é melhor deixar pra lá. Para quem vai de carro, é comum pagar R$20,00 por uma vaga num dos estacionamentos improvisados das cercanias, pois além de tão desprovido de linhas de metrô e ônibus, o Morumbi também é pobre em vagas para carros de passeio. Esse (não tão) novo torcedor são-paulino está muito distante da casa de seu time.

A SAO Store, assim como o bar temático no Morumbi, são grandes iniciativas de marketing, que com certeza aproximarão mais o torcedor do time. Porém, espera-se que o São Paulo, cada vez mais distante da pecha de “time de burguês”, não deixe seu torcedor proletário para trás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *