UMA ATITUDE CORAJOSA

Jason Collins: Eu sou pivô, eu sou negro, e sou gay

Sem conseguir atuações de destaque em seus 12 anos de NBA, o pivô Jason Collins promete ser a capa de diversas publicações nos Estados Unidos e também no mundo. O motivo não tem nada haver com a suas atuações dentro de quadra e sim pela coragem em revelar publicamente a sua opção sexual. Em entrevista a revista “Sports Illustrated”, Collins assumiu ser gay e se tornou o primeiro atleta da história das ligas profissionais norte-americanas a “sair do armário”, ainda em atividade.

O pivô de 34 anos revela ter tomado a atitude de assumir a sua homossexualidade na última temporada, mas em respeito ao Boston Celtics e ao Washigton Wizards – equipes que defendeu em 2012/13 – resolveu não fez o anúncio.

O jogador revelou também que a escolha da camisa número 98 em seus dois últimos clubes foi uma forma de homenagear a comunidade gay. Já que os números representam o ano de 1998, quando um estudante homossexual foi sequestrado, torturado e morto, somente pelo fato de gostar do mesmo sexo.

Jason Collins

O pivô também fez questão de ressaltar que nunca se envolveu nem demonstrou interesse por nenhum colega de clube. Inclusive, o seu irmão gêmeo, Jarron Collins, que também é jogador de basquete, só descobriu que ele é homossexual em 2012.

Atualmente, Collins é free agent e espera receber mais uma chance na liga. Nos doze anos que atua profissionalmente na NBA, o pivô acumula médias de 3.6 pontos e 3.8 rebotes por jogo e já defendeu as cores do New Jersey Nets (atual Brooklyn Nets), Memphis Grizzlies, Minessota Timberwolves, Atlanta Hawks, Boston Celtics e Washington Wizards.

Diversos companheiros de liga já se pronunciaram a favor da manifestação do atleta, entre eles o ala-armador Kobe Bryant. “Orgulhoso de Jason Collins. Não esconda quem você é por causa da ignorância dos outros”, publicou o camisa 24 do Lakers em sua conta pessoal no twitter.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/t990olqj3thq/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *