DEFINIDOS OS CONFRONTOS DAS 8ª´S DA LIBERTADORES

A tumultuada e surpreendente última rodada da fase de grupos da Libertadores definiu os confrontos das 8ª´s de final e nos reservou ao menos três jogos de magnitude destacada.

O tumulto ficou por conta da confusão ao término da partida entre Huachipato 1X1 Grêmio, que eliminou os chilenos e colocou o time do professor “Terno” na próxima fase.

Luxa deve ter feito alguma baboseira, mas nada justifica a caçada de toda a trupe chilena atrás do “treineiro” brasileiro. Covardia latente que a Conmebol se tiver um pingo de vergonha na cara – o que nunca teve – deve punir exemplarmente este clube até então desconhecido do planeta bolota.

A surpresa ficou reservada para o duelo entre Libertad X Tigre, onde o atual campeão paraguaio, tido por muitos como o melhor time  da chave e um dos fortes times da competição, acabou por levar uma sova de 5X3 do já folclórico e violento time argentino.

A classificação, em campo, se dá mediante a impunidade que impera nos meandros da Dona Conmebol. Vale mais uma vez frisar. Tivesse um mínimo de responsabilidade e a Conmebol já nem teria permitido ao Tigre participar da Libertadores, depois do abandono de campo na final na final da Sulamericana passada.

Enfim, vejamos como ficaram os duelos e os possíveis emparelhamentos mais adiante.

 

Atlético MG X São Paulo

Palmeiras X Tijuana (Mex)

Corinthians X Boca Jrs

Velez X Newell´s

 

Neste braço das oitavas de final ficaram reservados os duelos mais complexos e também os possíveis emparelhamentos mais danosos a um ou outro clube.

Notem que quem passar entre Galo X São Paulo pode encarar o Palmeiras nas 4ª´s de final. Sobre o duelo entre Atlético X São Paulo, veja minha análise no post de ontem: http://www.ferozesfc.com.br/chazinho-de-coca/azar-do-galo.html/

Isso se o Verdão não bobear no confronto fora de casa contra o Tijuana, tendo em vista que perdeu os três jogos que fez como visitante na fase de grupos.

Esse Palmeiras é o típico caso de time que se daria melhor fazendo a primeira partida em casa, com o apoio irrestrito e comovente do torcedor. Sem o apoio de sua torcida o Palmeiras tem patinado. Com o apoio dela tem feito brilhar sua camisa e tradição.

Já nas oitavas de final teremos a reedição da final passada. Embora daqueles duelos, já pouco equilibrados, só restaram as camisas e o forte Corinthians. O Boca Jrs piorou 312 vezes daquele time que já era ruim de doer. Salvo qualquer situação atípica e o Corinthians está nas 4ª´s de final, onde irá encarar o vencedor de outro duelo de arrepiar: Velez X Newell´s. Jogaço entre dois hermanos que hoje são bem mais times que o Boca.

 

E estes são os duelos do outro braço das 8ª´s.

 

Grêmio X Santa Fé

Nacional X Garcilaso (Per)

Olimpia X Tigre

Fluminense X Emelec

 

Todos duelos envolvendo clubes de tradição na competição ou de recentes campanhas com destaque, contra equipes “menores” ou de pouco brilho.

O bicampeão Grêmio, ainda que tenha se classificado com dificuldades, tem time e camisa para passar pelo Santa Fé sem maiores problemas. O time de Luxa, de peças individuais altamente qualificadas, vem ganhando corpo durante a competição.

O grande Nacional encara o mais jovem dos clubes dessa Libertadores. O Garcisalo é um clube com apenas três anos de existência e já fez história chegaNdo até aqui. Tecnicamente é um duelo de equilíbrio, mas em embates de disparidade histórica tão grande assim a tradição costuma pesar bastante.

Mesmo caso de Olimpia X Tigre. O açoitado time argentino era tido como carta fora de um baralho onde o Libertad era o super trunfo. A inesperada classificação do Tigre veio exatamente após uma vitória maiúscula por 5X3 contra o mesmo Libertad, eliminado na fase de grupos. Mas falamos de um Olimpia que se não passa pelos seus melhores anos, tem um histórico invejável que lhe confere título de um dos grandes da América.

Fluminense X Emelec é aquela coisa. Se tudo der errado para o clube brasileiro, ainda assim deve dar tricolor. O campeão brasileiro tem um futebol chato que dói e nessa fase de grupos deu patinadas pouco justificáveis pelo elenco que tem. Mas desse futebol pragmático deve sair algo que pouco ou nada deve assustar o torcedor tricolor para esses duelos pelas oitavas.

 

Como aqui ninguém fica em cima do muro, seguem meus palpites para os duelos:

Atlético MG X São Paulo: Atlético MG

Palmeiras X Tijuana (Mex): Palmeiras, na bacia das almas

Corinthians X Boca Jrs: Corinthians

Velez X Newell´s : Velez

Grêmio X Santa Fé: Grêmio

Nacional X Garcilaso (Per): Nacional

Olimpia X Tigre: Olímpia

Fluminense X Emelec: Fluminense

 

Arriscam?

 

libertadores-grande

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *