DA SALVAÇÃO DO ROCK AO SUPERTECNOBREGA

POR AGNA SILVA

Antes mesmo de ser lançado o novo álbum All the Time, do Strokes já vem semeando a discordia. Eles passaram de salvadores do rock dos anos 2000 para contemporâneos da rainha do tecnobrega Gaby Amarantos.

Considerada uma das bandas mais influentes do século XXI o single “One Way Trigger “, vazou e gerou comentários.

Faça o seu :

Versão 2013

Versão 2001

 

 

Biografia :

The Strokes é uma banda de indie rock formada em 1998 em Nova Iorque, Estados Unidos. Eles alcançaram grande notoriedade nos primeiros anos da década de 2000 como líderes do movimento de garage rock revival. Os membros da banda são Julian Casablancas (vocais), Nick Valensi (guitarra), Albert Hammond, Jr. (guitarra), Nikolai Fraiture (baixo) e Fabrizio Moretti (bateria e percussão).

 

Nikolai Fraiture e Julian Casablancas são amigos desde a infância. O guitarrista Nick Valensi e o baterista Fabrizio Moretti começaram a tocar juntos quando ambos estudavam na Escola Dwight em Manhattan. Mais tarde, Casablancas foi mandado para Le Rosey, uma escola na Suíça com intuito de melhorar seu comportamento; ele havia desenvolvido problemas alcoólicos. Lá, conheceu Albert Hammond Jr., ambos americanos, apesar de não serem muito amigos. Anos mais tarde, Casablancas se encontrou sem querer com Hammond Jr. nas ruas de Nova Iorque.

Coincidentemente, ambos viviam em apartamentos na mesma rua, um de frente para o outro. Albert e Julian passaram a dividir um apartamento e, em 1999, juntaram-se a Nikolai Fraiture, Nick Valensi e Fabrizio Moretti e formaram a banda The Strokes. A popularidade do grupo cresceu rapidamente, especialmente na região de Lower East Side em Manhattan. Começaram então a se apresentar no Mercury Lounge, onde Ryan Gentles era um dos agendadores de concerto. Gentles ficou tão impressionado pela banda que passou a ser seu produtor. O grupo passou a se dedicar a ensaios, mantendo seus trabalhos de dia resultando numa lista de dez a doze canções, entre elas Last Nite, Modern Age, This Life (atualmente chamada de Trying Your Luck), NY City Cops, Soma, Someday, entre outras. Posteriormente, a maioria dessas canções receberam novas letras.

Gordon Raphael, um pequeno produtor de rock da cena musical de Nova Iorque, assistiu a um dos primeiros concertos da banda, tendo, anos mais tarde, dito que ele na verdade teria ido assistir a um concerto de uma outra banda que também estava tocando naquela noite. Raphael deu a Albert seu número de telefone, dizendo que poderia gravar uma demo para eles. Após uma ligação ocorrida uns dois dias depois, a banda e Raphael finalmente se encontraram.

Primeiro disco da banda, Is This It é uma das referências do rock de garagem do início da década de 2000. A faixa NY City Cops não fez parte do álbum lançado nos Estados Unidos por conta dos ataques de 11 de Setembro de 2001. Posteriormente, Slash (ex-Guns N’ Roses, atual Velvet Revolver) tocou a canção com a banda. A relação com o Guns continuou no vídeo musical de Someday, que mostra rapidamente Duff McKagan, Slash e Matt Sorum. Em novembro de 2009 Is This It foi eleito o melhor disco da década de 2000 segundo a revista NME.

A banda lançou o seu segundo álbum, Room on Fire, em Outubro de 2003. Recebeu elogios porém foi menos bem sucedido, mesmo sendo ouro nos Estados Unidos, comercialmente falando. O terceiro álbum, First Impressions of Earth, foi lançado em Janeiro de 2006 . No Japão, foi ouro na primeira semana de lançamento. Foi também o álbum mais baixado durante duas semanas no iTunes. Em Janeiro de 2006, a banda então fez sua segunda aparição no Saturday Night Live, cantando Juicebox e You Only Live Once.

Julian e o guitarrista Nick Valensi começaram a escrever novo material para o quarto álbum da banda no inicio de 2009, com intenção de começar gravações em fevereiro do mesmo ano. Apesar disso, devido a vários atrasos o lançamento foi constantemente adiado, mas o vocalista afirmou que o álbum sairia em março de 2011. Então, no dia 13 de março de 2011, o quarto álbum da banda, Angles, vazou na internet 9 dias antes da data marcada para o lançamento oficial do disco.

 

Discografia

 

The Modern Age [EP] – (2001)

Is This It – (2001)

Room on Fire – (2003)

First Impressions of Earth – (2006)

Angles – (2011)


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/t990olqj3thq/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *