Corinthians, 98 anos de história – por Joseph August

O blog FFC abre espaço para um amigo e apaixonado torcedor do Sport Club Corinthians Paulista. Abre o coração aí, Joseph.


Corinthians, 98 anos de história – por Joseph August

O ano é 1910, o mês é setembro… ! Olhos brilham com o levante do esporte que começa a virar idolatria no país.

Apesar de ainda ser um esporte de elite, amigos operários decidiram juntar-se para criar uma grande nação, o Sport Club Corinthians Paulista.

Nasci Corintiano “Graças a Deus” e graças também ao meu pai, pois corintiano verdadeiro é aquele de sangue, é aquele que já é corintiano mesmo antes de ser concebido. Agradeço muito ao meu pai, que no final dos anos 80 levou meu irmão e eu (e eu ainda com a perna quebrada) para assistir a minha primeira partida de futebol, e o melhor ainda, na nossa “quase” casa “Pacaembu”. Dei sorte, ganhamos do Guarani por 3 x 1, como sempre uma partida truncada, carrinhos perigosos, faltas de tirar o fôlego, mas no final, a famosa RAÇA Corintiana apareceu., e foi ai que tive o primeiro contato com a essa chamada RAÇA Corintiana, foi ai que “como a maioria dos garotos” tive o sonho de ser jogador de futebol, ou melhor, para ser mais sincero, eu queria ser mesmo um jogador do Todo Poderoso Timão., por azar do Corinthians, eu não segui a profissão, mas tudo bem, o mais importante é que guardo esse dia com muito carinho.

E é disso que vou tentar falar “resumidamente”, da RAÇA no futebol, e para ser mais direto, da gloriosa RAÇA Corintiana !

Zenon, Ronaldo, Tupãzinho, Marcelinho Carioca, Rivelino, Sócrates, Casa Grande, Tevez, Neto, Wladimir, Zé Maria, Edílson, Gamarra e Vampeta (desculpe-me, pois com certeza vários nomes que não estão nesta linha, são apenas ato falho da lembrança e não de importância).

Alguns dos jogadores citados, eu apenas assisti por gravações e por comentários de meu pai, outros, são jogadores digamos que “dá minha época”, e é ai que chega a minha pergunta: o que todos eles tem em comum e porque são considerados ídolos ?

A resposta é simples, RAÇA CORINTIANA !!! simplesmente isso…. RAÇA CORINTIANA !!!

São jogadores que vestiram com o coração o nosso manto sagrado e que literalmente deram o sangue, atletas que batiam no peito, e que, corintiano ou não, amavam esse time e espelhavam a nossa tão querida e muitas vezes sofrida “RAÇA CORINTIANA”.

Mas como definir RAÇA CORINTIANA ? se for analisar bem… podemos tentar aproximar esse significado a “jogar com vontade”, mas não, não é só isso, tem muito mais. Pra ser jogador do Timão tem que ter muito mais do que “vontade”, tem que ser zagueiro e atacante, tem que ser lateral direito e lateral esquerdo, tem que estar na arquibancada com o coração a mil juntinho a toda Fiel Torcida.

Afinal, como dizia nosso brilhante presidente Vicente Matheus “O difícil não é fácil”

Não temos estádio e nem Libertadores, e daí !?!? temos o primeiro título mundial, muitos paulistas, brasileiros e outros vários de menor expressão em torneios pelo mundo todo., temos um coração que bate forte, temos a RAÇA CORINTIANA, somos o camisa 12, e isso nenhum time tem !

As vezes somos tristes e sofridos, mas e daí ? A felicidade de ser corintiano é maior e sempre de grande superação, somos realmente apaixonados, somos amantes, somos uma família, e dificilmente quem não é corintiano saberá o que eu digo !!!

Haja o que hajar, o Corinthians vai ser campeão (Vicente Matheus)

Parabéns Corinthians, pelos nossos 98 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *