Periquito Palmeiras  Estúdio Leitão Desenhos NFT 1

COMPROMISSO NÃO É PROMESSA

Tenho lido muitos textos de alviverdes nos últimos dias tratando de promessas a serem cumpridas após o jogo de domingo. Do que irão ou não fazer. Eu mesmo já os fiz em tantas outras ocasiões. Dessa vez não mais.

Não o farei, pois me conheço, sei que no calor do alivio ou da tristeza tenho minha maneira de agir. E neste caso, apenas o alivio e a tristeza são as matrizes do que poderei ou não escrever. Com a alegria, neste momento, não trabalho.

Não haverá alegria no domingo independente da permanência na série A. Haverá, na melhor das hipóteses, alivio. Mais um deles, como poderá ser mais uma de tantas tristezas com as quais tenho aprendido a lidar nesses últimos já tantos anos.

O ano já está perdido, o Palmeiras anda perdido. Não se tem Palmeiras em campo há muito tempo. Enquanto os rivais se encontram em suas essências, o Palmeiras se afasta da sua cada vez mais. Mas eu sei que se prometer algo não irei cumprir. Ano que vem, esteja na A ou na B, esteja eu puto ou muito puto com o meu time, por mais que os caras que me representam em campo não representem em nada o Palmeiras, lá eu estarei de novo, na Copa São Paulo, no Paulistão, na série A ou na puta que o pariu da série B.

No domingo eu não sei se a casa estará cheia. Não sei se a galera de nariz de porco, chapéu de estrela com sininhos nas pontas ou com ~pau de selfie~ estará lá como estiveram na inauguração do novo estádio. O jogo foi vendido como de alto risco. A imprensa e o MP fizeram questão de torna-lo assim e, portanto, ele assim será. Um jogo de alto risco. Alto risco de dar merda. Alto risco do time não jogar nada e cair outra vez. Alto risco de não jogar nada, perder, mas na ruindade de outrem o time ali permanecer. Alto risco de jogar, ganhar e todo mundo achar que está bom assim do que jeito que está e a festa ali rolar.

E este é o risco que eu mais temo. De todo mundo achar que está bom, está OK terminar o ano na série A. Afinal, “o Palmeiras merece a série A”. O Palmeiras, de fato, merece. Não sei se esse Palmeiras.

Compromisso não é promessa. E o meu é o de sempre apoiar. Apenas isso. Comigo o Palmeiras sabe que pode contar.

Periquito Palmeiras  Estúdio Leitão Desenhos NFT 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *