Chazinho de Coca – E o Brasil sil sil sil estreou com vitória.

Texto: João Paulo Tozo
Foto: Lancenet!

A vitória da seleção brasileira em sua estréia na Copa foi um excelente resultado. Tendo em vista o empate sem gols entre Portugal e Costa do Marfim então, o resultado frente a “poderosa” Coréia do Norte deixa os comandados do professor Dunga em ótima situação no grupo.

Brasil – 3 pontos
Costa do Marfim – 1 ponto
Portugal – 1 ponto
Coréia do Norte – 0 pontos

Esse cenário somado a alguns detalhes da partida brasileira, nos apresenta alguns pontos a se analisar. Alguns bons, outros nem tanto.

Os bons:

O Brasil deve melhorar muito nas próximas partidas. Até por que jogar pior do que ontem é impossível. Sobretudo nos 45 primeiros minutos e mais a metade do 2º, onde a seleção brasileira mostrou um futebol pífio.

O retrospecto do time do Dunga mostra que contra adversários frágeis o time parece absorver a ruindade alheia. O contrário ocorre quando o rival tem qualidade.

Com a vitória de ontem somado o empate do outro jogo do grupo, basta ao time de Dunga vencer a Costa do Marfim e estará classificado.

Maicon e Juan do time titular, mais Nilmar, Ramirez e Daniel Alves que entraram ao longo da partida, deram demonstrações de que chegam bem a Copa. Robinho teve alguns highlights também.

Outros nem tanto:

Costa do Marfim e Portugal certamente farão placares mais elásticos contra a pior seleção do mundial.

Caso o Brasil empate os dois próximos jogos, no que eu não acredito, mas que não é nada absurdo de acontecer, a classificação para as 8ª´s de final pode ir para a vala. O critério de desempate será o saldo de gols.

Já é mais do que sabido que o time de Dunga é dependente do futebol de Kaká. Ontem vimos que o meia não tem condições físicas de jogar. Sabemos também que Dunga é teimoso, e tirar o meia do time seria dar o braço a torcer para os críticos. A tendência é que se tiver de morrer abraçado ao seu erro, ele assim o fará.

Felipe Melo foi o Felipe Melo de sempre, então não conta. Michel Bastos assustado e Luis Fabiano que esteve inexistente foram, além de Kaká, as grandes decepções da estréia.

O que o Dunga pode fazer para melhorar esse joguinho da seleção?

Pode entrar com o time que terminou o jogo. Sem Kaká e com Nilmar no ataque na posição original de Robinho. Robinho fica mais recuado fazendo a função que Kaká deveria ter feito e não fez. Mais do que tudo isso, Dunga pode entrar com Ramirez no lugar de Felipe Melo, ganhando assim qualidade na saída de jogo, sobretudo para alimentar os contra-ataques que deverão acontecer contra seleções que atacam, como Costa do Marfim e Portugal.

Dunga pode ter um pouco mais de paciência com Elano, afinal esse é um dos seus fiéis escudeiros. Mas eu já entraria com Daniel Alves no lugar do camisa 7. Aliás, Dunga já preparava essa alteração quando Elano marcou o seu gol.

No frigir dos ovos a seleção brasileira estreou com vitória e já assumiu a liderança do grupo. Há quem se contente com isso. Só com isso.

Cheers,

2 thoughts on “Chazinho de Coca – E o Brasil sil sil sil estreou com vitória.”

  1. É, não sei se dá pra seleção "do Dunga" jogar mais que isso. Medooooooooo de Costa do Marfim e Portugal. Medo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *