Babybird é muito mais que You’re Gorgeous

Por Agna Silva

Sou apenas uma fã, uma simples admiradora desse cara e escrever sobre ele, é sinônimo de felicidade para mim.

O Babybird teve fama nos anos 90 e nunca mais alcançou sucesso comercial, mas com certeza você já ouviu alguma de suas músicas, nas trilhas sonoras de comerciais e filmes, por ai.

Depois de estudar na Nottingham Trent University, Stephen Jones começou a escrever, trilhas para grupo teatral em Sheffield na Inglaterra, onde criou músicas para um grupo teatral.

Babybird Ferozes F.C.
Em 1995, ele decidiu fazer uma compilação dessas canções, foi necessário formar uma banda para sair em turnê e chamou uns amigos : Huw Chadbourn (teclados), Robert Gregory (percussão), John Pedder (baixo) e Luke Scott (guitarra). Já havia tudo, só intitulou a banda como Babybird e lançou o álbum I Was Born a Man.

Nesse mesmo ano lançaram mais dois álbuns, o Bad Shave e Fatherhood, no ano seguinte lançou The Happiest Man Alive e Dying Happy e assinaram com a gravadora Echo Records, o primeiro single foi “Goodnight, que havia aparecido em versão demo no terceiro álbum da banda. Logo o single entrou na coletânea Indie Top UK Singles Chart, muito conceituada nos anos 90. O segundo single da banda foi “ You’re Gorgeous, sucesso absoluto em 1996, terceiro lugar no Reino Unido e foi um dos maiores sucessos de venda naquele ano, entrando nos charts ao redor do mundo.

Apesar de todo sucesso, You’re Gorgeous era muito diferente do restante do álbum, ela era muito comercial comparada aos trabalhos anteriores de Stephen Jones, assim como em comparação ao resto do material do álbum Ugly Beautiful. O álbum ainda teve mais dois hits “Candy Girl” e “Cornershop”. Babybird voltou, sem o tecladista Huw Chadbourn, em 1998 com There’s Something Going On, seguido do single “Bad Old Man”. O álbum teve um sucesso modesto e foi seguido de hits menores, “If You’ll Be Mine” e “Back Together”.

No decorrer dos anos Stephen Jones, escreveu canções, escreveu livros, compôs, fez trilhas para filmes,fez álbuns solos com nome próprio e codinomes, formou família e ganhou um grande admirador do seu trabalho, o ator Johnny Deep.

Sem ele os dois últimos trabalhos do Babybird jamais seriam lançados. Ele conseguiu produtor, participou dos álbuns e dirigiu um vídeo para a banda.

O Babybird nunca mais alcançou sucesso comercial, recentemente foi anunciado o final oficial, dessa que sempre foi a banda de um homem só. Mas o talento do Stephen Jones, sempre será reconhecido. Ele nunca parou de trabalhar, atualmente seu novo projeto é Black Reindeer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *