AS PECULIARIDADES DA FA CUP

Em final de semana dedicado à sua copa nacional, a Inglaterra estacionou momentaneamente sua liga  – a badalada English Premier League – e abriu alas para a FA Cup, a Copa da Inglaterra, mais especificamente na 4ª fase do torneio eliminatório.

Galera do Oldham exultante logo após eliminar o Liverpool

Democrática por natureza, a FA Cup  abriga times de todas as divisões do país e, ainda que, em muitos momentos, as grandes equipes tendam a relegá-la a segundo plano devido ao calendário lotado, não falta tradição ao evento. E que tradição!

Trata-se do campeonato de futebol mais antigo do mundo, cuja primeira disputa ocorreu na longínqua temporada 1871-1872. Basta recordar que, nas versões mais aceitas pela História, o glorioso esporte bretão teria sido introduzido e difundido no Brasil pelo paulista Charles Miller pelos idos de 1894, ou seja, duas décadas mais tarde da criação da Copa da Inglaterra. Claro, há muita controvérsia e contestação a respeito das versões oficiais, mas isso é assunto para outra oportunidade. O que vale aqui é mostrar a tradição e a longevidade do torneio inglês.

No último final de semana foi realizada a fase de 16 avos de final e, como já é tradição, a FA Cup pregou suas peças para algumas equipes tradicionais e abastadas do país.

O Millwall da Championship (a 2ª divisão inglesa) eliminou o Aston Villa da Premier League ao fazer 2×1 em casa.

O Queens Park Rangers, também da EPL, levou impiedosos 4×2 do modesto Milton Keynes Dons, equipe proveniente da Ligue One, a 3ª divisão da Inglaterra.

E não mexa com a galera da Ligue One, eles são destemidos, bons de briga (no bom sentido). Se não, que tal esta: o Liverpool foi a Oldham, região de Manchester, e foi eliminado pelo Oldham Athletic que fez 3×2 na equipe do técnico Brendan Rodgers.

Outro que passou perto da região do vexame foi o Chelsea. Os campeões europeus ficaram por Londres para enfrentar o modesto Brentford FC, equipe da Championship, e sofreram para empatar por 2×2, conseguindo carregar a decisão para o chamado replay, ou seja,  uma partida de volta com mando de campo invertido (no caso, em Stamford Bridge). Os Bees quase eliminaram os atuais campeões da Champions League, mas, de qualquer forma, obtiveram belo feito ao provocar jogo extra.

Quer mais? O Norwich City foi derrotado em casa pelo Luton Town FC por 1×0, time da Conference National, a 5ª divisão.

O Luton teve seus dias de relativa glória nos anos 80 quando conseguiu se manter na divisão principal do país. O auge veio em 1988 ao derrotar o Arsenal na final da Copa da Liga por 3×2. Na sequência, problemas financeiros varreram o clube do mapa da elite do futebol inglês.

O distintivo do Oldham e sua destemida coruja

Prioridades à parte, não brinque com os humildes na tradicional FA Cup. Você pode sair machucado.

Confira os resultados e os próximos confrontos eliminatórios:

Millwall 2×1 Aston Villa

Stoke City 0x1 Manchester City

Macclesfield Town 0x1 Wigan Athletic

Derby County 0x3 Blackburn

Hull City 0x1 Banrsley

Middlesbrough 2×1 Aldershot

Reading 4×0 Sheffield United

Huddersfield 1×1 Leicester

Queens Park Rangers 2×4 Milton Keynes Dons

Bolton 1×2 Everton

Brighton 2×3 Arsenal

Norwich City 0x1 Luton Town

Manchester United 4×1 Fulham

Brentford 2×2 Chelsea

Leeds 2×1 Tottenham Hotspur

Oldham Athletic 3×2 Liverpool

 

Próximos jogos:

Leicester City x Huddersfield Town (4ª rodada)

Leicester ou Huddersfield x Wigan Athletic

Milton Keynes Dons x Barnsley

Oldham Athletic x Everton

Luton Town x Millwall

Arsenal x Blackburn Rovers

 Manchester City x Leeds United

Manchester United x Reading

Chelsea x Brentford (4ª rodada)

Middlesbrough x Brentford ou Chelsea


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/t990olqj3thq/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *