tencati

Após seis anos e cinco meses, Tencati encerra a sua passagem pelo Londrina

A convite do blog, o amigo e leitor Filipe de Almeida Nogueira escreveu sobre o fim da era Tencati no Londrina. 


O cargo de treinador é uma das profissões mais instáveis. E sempre que algum técnico é demitido no futebol brasileiro, o nome de Claudio Tencati vem à tona. Tencati é o mais longevo treinador entre os clubes que disputam as quatro divisões do Campeonato Brasileiro.

 

Paranaense de 43 anos e formado em educação física, Claudio Aparecido Tencati assumiu o Londrina em no dia 21 de abril de 2011. Antes do Tubarão, passou por *Cianorte, Paranavaí e Iraty. *(foi auxiliar de Caio Júnior, vítima no acidente aéreo com a Chapecoense em 2016). Em sua chegada, encontrou o time em reconstrução, após quase cair para a 3° divisão do Paraense em 2010. Também 2011, o time também passou a ser gerido pela SM Sports, que tem como presidente Sérgio Malucelli, e o empresário Juan Figer (aquele) como parceiro. Logo em seu primeiro ano Tencati foi campeão da 2° divisão do Paranense e assim colocando o Tubarão na elite estadual novamente.

 

Em 2013, foi campeão do Torneio do Interior Paranaense, dando um passo importante para o que seria um ano mágico em 2014.

 

Em 13 de abril de 2014, o LEC travou um duelo emocionante com o Maringá Futebol Clube e após o jogo ir para os pênaltis, o LEC sagrou-se *Tetracampeão Paraense, título que o time não comemorava desde 1992. *(1962, 1981, 1992, 2014). Neste mesmo ano o Tubarão disputou o campeonato brasileiro da Série D, após o empate sem gols com o Anapolina-GO, no dia 19 de outubro de 2014 o Tubarão conquistou uma vaga para à Série C.

 

Em 21 de novembro de 2015, o LEC conquistou o acesso à Série B, perdendo a final no Serra Dourada para o Vila Nova-GO, 4×2 no agregado.

 

Em 2016, o time de Tencati termina o Brasileirão da Série B em 6° lugar, 3 pontos atrás do Bahia (4° colocado e classificado para a Série A).

tencati

 

No dia 04 de Outubro de 2017, em Londrina, rolou a final da Primeira Liga frente ao Atlético Mineiro. O Estádio do Café tomado 15.735 torcedores, que ali estavam para o jogo mais importante do clube, nesses 61 anos de existência.

 

O Tubarão foi convidado para o torneio e chegou invicto na final, após eliminar Figueirense, Avaí, Paraná, Fluminense e Cruzeiro.

 

Em um jogo emocionante e decidido nos pênaltis, após empate de 0x0 no tempo normal, brilhou a estrela do goleiro César. E o Londrina Esporte Clube se tornou Campeão da Primeira Liga, vencendo o Atlético Mineiro 4-2 nos pênaltis.

 

Tencati deixa o Tubarão após uma campanha de altos e baixos na Série B 2017, onde o time está na 5° colocação, mas sem chances de acesso faltando apenas uma rodada para o fim.

 

Em reportagem para o UOL em Setembro, Tencati falou sobre os sonhos e aspirações profissionais.

 

“Eu gostaria de buscar outro estado, outra região, um Campeonato Paulista, Carioca, Mineiro, para entender o processo em outras regiões importantes.

É uma necessidade minha como profissional”

 

Claudio Tencati comandou o Londrina em 269 jogos, com 131 vitórias, 72 empates e 66 derrotas – aproveitamento de 57,62% dos pontos disputados.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/t990olqj3thq/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *