ACABOU O MARTÍRIO: A LUSA VOLTOU!

15 de Abril de 2012. 19°rodada do Paulistão. Mirassol 4 x 2 Portuguesa. Foi nesta fatídica data que um dos clubes mais tradicionais do Brasil sucumbia novamente ao limbo de uma segunda divisão. E estadual, para piorar o cenário. Era mais uma página triste sendo escrita na história da popular Lusa.

Passado um ano da triste data, e após viver nos últimos 15 dias uma crise tremenda, a Rubro-Verde, enfim, voltou ao seu lugar: a primeira divisão.

E só para variar um pouco o enredo, não foi nada fácil a partida que decretaria seu retorno. Pelo contrário. Diante de um adversário disposto a colocar mais pimenta no já meio azedado bacalhau lusitano, o Capivariano foi um daqueles adversários chatos de se jogar.

Mesmo assim, com muito brio e raça – algo que vinha faltando nos últimos jogos – a Portuguesa foi valente e conseguiu a vitória suada, por 2 a 1, na casa do oponente. Festa de toda a coletividade lusa em Capivari e, principalmente, nos quatro cantos do planeta!

Além do acesso, a Portuguesa confirmou-se na decisão da competição. Graças ao empate na outra partida da rodada, entre Comercial e Catanduvense, a Lusa não pode mais ser ultrapassada em seu grupo. Até o momento foram 12 pontos conquistados, contra sete do Comercial, cinco do Catanduvense e quatro do Capivariano.

O momento é de festa, mas ao mesmo tempo o modo como vem sendo gerido o clube faz com que grande parte da torcida se coloque com os dois pés atrás em relação as investidas da diretoria. Os vexames dos últimos anos ainda permanecem bem vivos na memória do bravo torcedor lusitano. Somente algum feito extraordinário, bem maior do que, por exemplo, um acesso à primeira divisão do futebol de São Paulo, para salvar a desastrosa gestão de Manuel da Lupa, apelidado por mim como “Presidente Cego”.

Agora o foco é total no Brasileirão. Há um mês do início de um dos campeonatos mais difíceis do planeta bola, espera-se ao menos que a diretoria reforce o elenco com peças pontuais e honre com seus compromissos: principalmente com o pagamento em dia dos salários dos atletas.

E MAIS: Que este retorno seja o último, pois o lugar da Associação Portuguesa de Desportos é, e sempre será, na primeira divisão! Seja qual for o torneio.

Renasce, Lusa!

Foi com emoção que a Portuguesa conquistou o acesso à primeira divisão do futebol paulista (foto: site da Portuguesa)
Foi com emoção que a Portuguesa conquistou o acesso à primeira divisão do futebol paulista (foto: site da Portuguesa)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *