A LARGADA DA BUNDESLIGA

Fãs do Borussia Dortmund lotando o "Signal Iduna Park"

Teve início na última sexta-feira a nova temporada da Bundesliga, o campeonato alemão de futebol. Não há dúvida que é a principal liga de futebol profissional do mundo na atualidade, rivalizando com a Premier League inglesa.

 Sinônimo de eficiência, organização, administração profissional, estádios modernos e lotados construídos dentro de orçamentos honestos e de acordo com valores de mercado, o campeonato alemão de futebol passou por várias modificações ao longo dos anos como resultado das questões políticas que marcaram o país no século XX.

 No geral, pode-se dizer que existe campeonato de futebol na Alemanha desde 1903. Entretanto, considerando duas guerras mundiais, anexações de países como a Áustria levada a cabo pelos nazistas, criação das Alemanhas Ocidental e Oriental por parte das forças aliadas no pós-guerra e posterior unificação em 1990, o que dá para cravar é que a Bundesliga dos moldes atuais está aí desde 1963.

 Dá para dizer também, sem medo de errar, que o maior campeão da fase pós 63 é o FC Bayern de Munique. São 22 títulos na bagagem do time da Baviera que reina absoluto na terra da cerveja.

 Quer outros números que impressionam? A Bundesliga possui a estratosférica média de público de mais de 42 mil expectadores por jogo. Os atuais campeões do Borussia Dortmund ajudam a elevar essa média, já que levaram 68 mil fãs por jogo no seu estádio, o “Signal Iduna Park”, conhecido também pelo nome antigo, “Westfalenstadion”.

A Coface Arena de Mainz

No quesito construção e custos de novas arenas, a eficiência alemã também impressiona. O FSV Mainz 05, da cidade de mesmo nome às margens do rio Reno, construiu recentemente a “Coface Arena”. Projetado para servir uma cidade de pouco mais de 180 mil habitantes, o estádio local possui capacidade total para 34 mil pessoas (20 mil sentadas e 14 mil em pé ou 27 mil todos sentados para partidas internacionais). Pois bem, o custo total da obra foi de cerca de €60 milhões (uns R$140 milhões). É bem menos do que se gasta em qualquer estádio brasileiro para a Copa de 2014.

Mario Götze para fazer o 2º gol do Dortmund.

E foi o campeão Borussia Dortmund que deu o pontapé inicial para a temporada ao receber em casa o Hamburgo. Jogando para 80 mil pessoas, a equipe do técnico Jürgen Klopp, iniciou a luta pelo bi já sem o craque Nuri Sahin, contratado pelo Real Madrid. Sem problemas por enquanto para o Dortmund. Vitória por 3 a 1 graças à grande atuação da dupla Mario Götze e Kevin Großkreutz. Duvida-se muito da capacidade da equipe de Dortmund de repetir o feito da temporada passada. Céticos calados por ora.

Aposta-se muito no Bayern de Munique ao contrário. Também contrariando a expectativa geral, os bávaros foram surpreendentemente derrotados em casa pelo Borussia Mönchengladbach por 1 a 0. Com quase 70 mil expectadores na Allianz Arena, o Bayern trazia de volta o técnico Jupp Heynckes, ex-jogador do próprio Mönchengladbach, promovia a estreia do goleiro Manuel Neuer, recém chegado do Schalke 04, além de contar com os consagrados Arjen Robben, Thomas Müller e Mario Gomez. Quis o destino que o estreante Neuer falhasse e permitisse o gol do brasileiro-belga Igor de Camargo. Péssimo começo para quem quer voltar a ser o melhor do país e quiçá do continente. Confira o gol a seguir.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4wIhhUvVeBo[/youtube]

No mais, a destacar estão as vitórias do Sttugart sobre o popular Schalke 04 por 3 a 0 em Stuttgart e do Wolfsburg, também por 3 a 0 sobre o FC Köln (ou Colônia, como é conhecido no Brasil) como visitante. E claro, o FSV Mainz 05, jogando no seu estádio bom e barato, venceu por 2 a 0 o Bayer Leverkusen.

Eis a Bundesliga 2011-2012. Fica a expectativa sobre quem terá fôlego e se manter no topo, administrando as competições europeias simultaneamente. Não é à toa que os alemães roubaram uma das vagas que eram destinadas a Itália na Champions League a partir do próximo ano. Haja cerveja para acompanhar e comemorar!


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/t990olqj3thq/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *