A INVOLUÇÃO NO PALMEIRAS

Quatro pontos jogados na lata do lixo nos dois últimos jogos e até mesmo a mais humilde pretensão começa a ser jogada na mesma fétida lata de lixo.

Contra Cruzeiro em casa e Atlético PR fora o Palmeiras teve as vitórias em suas mãos, mas como quem não tem preparo para segurar a responsabilidade de algo maior, deixou escapar por entre os dedos as chances douradas de hoje brigar pelo título. Teria 38 pontos, ficando a apenas 3 do líder. Lamentavelmente os 34 de hoje derrubaram o alviverde para a 7ª colocação, 4 pontos distante da zona da Libertadores e a quase inalcançáveis 7 para o atual líder.

De quem é a culpa?

Felipão reclamou após o jogo que os erros que o time comete são os mais absurdos do mundo. Concordo com o velho Bigode. Mas está inserida a sua enorme parcela de culpa aí ou ele esqueceu de contabilizar os 5 inúteis volantes escalados contra o Botafogo que de nada adiantaram nos três gols que levou do time carioca? E as trocas de 6 por meia dúzia de ontem, contra um adversário inferiorizado numericamente e tecnicamente?

Vencia por 2X1 o Verdão, com um jogador a mais e pressionava o adversário. A entrada de Ricardo Bueno era muito interessante naquele momento, mas não na vaga de Fernandão, que era o melhor homem em campo. Uma troca de 6 por meia dúzia sem equiparação técnica. E depois ainda troca outro 6, Patrick, por uma meia dúzia, Tinga. Travou o time, chamou o adversário para cima e deu moral para um time desmoralizado ao longo de todo o campeonato. Ao final conseguiu deixar escapar mais uma das tantas vitórias consideradas certas ao longo do campeonato e mesmo da temporada.

Felipão tira leite de pedras, mas as pedras que lá estão foram em grande parte trazidas por ele.

Embora algumas das atuais pedras chegaram ao clube como diamantes e hoje são opacas feito um pedregulho. O declínio técnico de Kleber e Valdívia foge a qualquer correção tática de Felipão. É técnico e moral o declínio dos dois que deveriam ser o diferencial da equipe.

Kleber não tem mais sequer a entrega da qual se orgulhava e que o destacava diante dos outros. É hoje uma figura ornamental que passa dois jogos afastado por um desconforto e no retorno toma o 3º cartão amarelo da maneira mais estapafúrdia possível, deixando aberta a possibilidade de se fazer qualquer tipo de avaliação.

Valdívia marcou em pouco mais de 1 ano, desde seu retorno, meros cinco gols, dando outras cinco assistências. Um retorno ínfimo demais para um clube que fez das tripas coração para trazê-lo de volta, medíocre demais para alguém que carrega o status de craque, que tem vencimentos de craque e que passa mais da metade do tempo no estaleiro. Um desrespeito histórico. O meia recebeu proposta do glorioso Al Saad do Qatar. Com valores acima dos 8 milhões de euros, dos quais 5,5 entrariam para o Palmeiras. Um negócio das arábias para um clube que gasta tanto com um cara que não lhe reverte nada. Mas clube e jogador rejeitaram a proposta e Valdívia segue no Palmeiras.

Não mudo uma virgula do que sempre achei dele, um jogador de técnica diferenciada, sobretudo para o nível medíocre do futebol brasileiro. A decepção com Valdívia é proporcional a expectativa que sua qualidade técnica cria.

A temporada vai chegando ao fim e mais uma vez parece que sem grandes alegrias para o alviverde imponente. Trocar o comando agora é besteira maior do que as que já foram feitas. Mas ao final de 2011 é mais do que necessária uma avaliação fria do trabalho de Felipão. Conquistou o que no BR11? Vaga na Libertadores. Vale a pena continuar com Felipão? Ótimo. Não conseguiu nada? Então talvez seja hora de começar trabalho novo, com gente nova. Talvez seja a hora do Palmeiras olhar para o futuro e do passado manter apenas a reverencia de suas glórias.

Despeço-me dos gangueiros ao som do Faith no More – Falling To Pieces:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1rcYBP0FdL8[/youtube]

 

Cheers,

One thought on “A INVOLUÇÃO NO PALMEIRAS”

  1. Já tinha essa opnião do que o Feliáão não faz milagres e para manter esse nivelzinho que o verdão tá mantendo paga qualquer zé ruela!

    Valdívia sem comentários, agora mais um mês afastado e fora os jogos que irá disputar com a seleção chilena! Eu daria o Valdívia de graça, que levar leva é só pagar o que nós (Palmeiras) devemos para ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *