deixa falar - copa - foto 4

A COPA DO MUNDO E SUAS COINCIDÊNCIAS

deixa falar - copa - foto 4Enfim chegou a hora! Estamos a três dias do início da Copa. Pode parecer loucura, mas vejo que uma energia estranha cerca o Mundial do Brasil. E essa atmosfera diferente faz-se presente desde seu anúncio, em meados de 2007, até os desmandos políticos e, agora, as mortes de profissionais que trabalhariam no evento.

Sim, eu acredito em coincidências. Quando algo tem que acontecer, acontece.

O famoso “clima de copa” em quase nada se parece com o de outras edições. E a razão é simples: grande parte da população não digeriu a incompetência do país na organização do torneio. A antipatia de alguns quanto à própria seleção e, principalmente, o evento é grande. O que, certamente, se tornará ainda mais evidente nos próximos dias.

O corte de grandes jogadores sempre fez parte do roteiro de uma Copa. Entretanto, o número de craques que se lesionaram, quase que na mesma semana, às vésperas do início da competição, assustou até o mais cético dos torcedores. Por outro lado, a expectativa de bons jogos e muita emoção para quem curte futebol parece aos poucos aflorar.

Nesse fim de semana já foi possível notar algumas ruas pintadas. Escolas, prédios, carros, todos com as cores da bandeira brasileira, anunciando, quase que discretamente, a chegada da Copa.

Não vai ser a Copa que todos esperavam. Não será a Copa de todos. Será de poucos. Para poucos. Mas, a emoção de quem ama futebol não terá medidas. Será única. E não acho errado que desfrutemos dela, sem se esquecer do resto, é claro.

Lembremos: o futebol, em sua essência, sempre será democrático.

Como de praxe, no meio de tudo isso está a imprensa. A cobertura feita por alguns veículos de comunicação na Granja Comary chega a beirar o ridículo. Principalmente pela forçação de barra, excesso de otimismo e intimidade que não existe. Porém, Felipão parece ter malandragem suficiente para lidar com situações dessa estirpe que, num piscar de olhos, num clique mal-intencionado, podem colocar tudo a perder.

Só nos resta seguir em frente. Sem desanimar. Agora é torcer para que nada de pior aconteça até o dia 13 de julho. O Brasil não levar essa Copa parece menor diante de tudo que já vivemos antes do esperado dia 12.

Uma boa Copa a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *