20 ANOS DE ESTÁDIO

Em mais um texto de convidado, nosso camarada Raphael Prado fala sobre os vinte anos de sua primeira ida ao Pacaembu pra ver o nosso Timão jogar. Confere logo aí abaixo:

 

Por Raphael Prado

 

O dia 24 de julho é uma data especial pra mim, pois foi o dia que eu estreei como torcedor de estádio e vou contar aqui em breves palavras como foi esse dia.
Minha madrinha corintiana doente e sempre ligada em esportes queria levar meu primo e eu no ginásio do Ibirapuera pra ver um jogo de basquete, mas logo que vimos no jornal que nesse mesmo dia o Corinthians estaria jogando contra o Botafogo pelo torneio Rio-SP, meu primo e eu ficamos empolgados com a chance de ir pro jogo do Timão, aliás, nosso primeiro jogo no estádio.

24 de Julho de 1993, um sábado à tarde, última rodada da primeira fase do Torneio Rio-SP, Timão já classificado pra jogar as semifinais e o Botafogo sem chance de classificação, um jogo normal, sem nenhum atrativo em especifico, mas que com certeza nunca sairá da minha cabeça.

No caminho até o estádio, já estávamos no clima do jogo, no carro estavam Rogério então namorado da minha prima, um amigo do trabalho dele, minha madrinha e os guris; eu, meu primo e um amigo nosso, ficamos boquiabertos com a torcida andando pela avenida, todos com camisas do timão, e pintando a Avenida Pacaembu de preto branco.

Chegando no estádio Rogério e seu amigo foram para o portão principal e minha madrinha com a criançada foi pro portão de acesso aos menores não pagantes, no caso os três guris. Subindo a escada de acesso a arquibancada já dava pra ver o gramado, a torcida, toda vibração do local.

O ingresso do jogo.
O ingresso do jogo.

Estávamos ao lado do setor das numeradas, quando minha tia perguntou de onde nós queríamos ver o jogo, e a resposta foi unânime; “de lá tia, de lá…” era bem na arquibancada (na época não haviam as cadeiras laranjas), ao lado das torcidas uniformizadas, perto do bandeirão, da bateria…

Encontramos o Rogério e seu amigo, e arrumamos um lugar pra sentar, ficamos entre a curva onde as uniformizadas estavam e a parte mais centralizada do estádio, tudo era novo, até o simples fato de tomar coca cola e comer amendoim antes do jogo era especial. Quando perto das 16hs o timão entra em campo, um sonho se realizando nós três pivetes, de 10, 8 e 7 anos, assistindo ao jogo do Timão no estádio!

O jogo em si foi tenso, o Botafogo ganhava o jogo por 2 a 1, e jogo estava no final, e eu pensando que logo na minha estreia em estádio meu time ia perder e ficar com fama de pé frio, já estava ficando triste, quando aos 42 minutos do segundo tempo, o veterano atacante Bobo [que veio do Bahia], empatou o jogo, alegria e alívio no mesmo instante. Ali foi a minha primeira experiência de sofrimento coletivo ao vivo no estádio.

Na volta pra casa, foi só festa, o resultado de 2×2 não era importante e sim tudo que foi vivido naquele dia, as coisas que não saem e jamais sairão da minha cabeça. Aquela noite nem consegui dormir direito, estava rouco, com a cabeça a milhão ainda pensando e lembrando do jogo, lembrando como foi a minha estreia no Pacaembu, como foi minha estreia em estádio, como foi ver meu querido time de perto pela primeira vez.

Passei um bom tempo procurando o vídeo com os gols desse jogo até que no mês passado em mais uma busca eu finalmente achei.

 

*Postado originalmente no blog do Raphael Prado. http://raphaelprado.wordpress.com/2013/07/24/20-anos-de-estadio/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *