VEM, PULP!

POR LOANA STUKA

Olá, essa é a minha primeira coluna musical no site do Ferozes FC. Não entendo de futebol e não tenho muita familiaridade com esportes, porém contribuirei para a parte musical do site. Espero que curtam!

Um dos shows mais aguardados nesse ano de 2012 é sem dúvida de um dos ícones do britpop, o Pulp. Presença quase confirmada por essas terras, porém nós fãs continuamos aguardando por mais notícias concretas sobre a data precisa e os valores. Enquanto não temos maiores informações, vamos falar um pouco sobre a banda e alguns fatos e incidentes que a acompanham.

Formada em 1978 na cidade de Sheffield pelo então adolescente Jarvis Cocker, o nome foi tirado do filme Pulp de 1972 com o ator Michael Caine. Porém foi mudado para Arabicus Pulp, mas logo voltaram a idéia original e ficou Pulp mesmo.

De 78 até o fim dos anos 80 muitas coisas aconteceram, inúmeras mudanças na formação, variações no direcionamento musical, shows fracassados, mudanças de gravadora e o quase fim da banda.

Em 1991 a sorte de Jarvis e sua turma começaria a mudar quando a música “My Legendary Girfriend” do segundo álbum “Freaks” alcançaria o posto de single da semana do New Musical Express.

Já era 1992 e o britrock crescia pela Inglaterra, terreno fértil para o início da ascenção do Pulp que começou com o álbum “Separations” e não parou. Jarvis e seus colegas de banda nos presentearam com maravilhas como “His ´n Hers”, “Diferent Class” e o magistral “This is harcore”. O último álbum “We love life” foi lançado em 2001 e produzido pelo cantor e compositor Scott Walker.

A banda parou em 2003 dando um looongo tempo e voltando em 2011 com uma série de shows na Europa e Australia.

Em abril desse ano Jarvis revelou que está trabalhando com idéias para novas músicas. Será que teremos logo um novo álbum? Cruzando os dedos para que sim e para que esse show tão esperado aconteça no fim de novembro como prometido!

Algumas curiosidades sobre o Pulp que fãs e tietes sempre curtem:

Em 1995 a jornalista (mala) Kate Thornton escreveu uma matéria no Daily Mirror afirmando que a música “Sorted for E´s & Wizz fazia apologia às drogas e pedia para o single ser banido. Jarvis fez uma declaração negando a alegação de Kate e dizendo que foi um mal entendido. O que eles ganharam com essa confusão toda? A música na segunda posição da parada de sucessos da Inglaterra.

Em 1996 Jarvis protagonizou um dos incidentes mais bizarros do show business. Invadiu o palco do Brit Music Awards enquanto Michael Jackson se apresentava. No palco ele levantou a camisa e apontou o traseiro pro cantor. Foi detido pelos seguranças e passou algumas horas numa delegacia de polícia sendo solto posteriormente. Os tablóides britânicos obviamente o criticaram, já a imprensa musical elogiou sua atitude. O que a banda ganhou com isso? Mais espaço na mídia e as vendas dos álbuns subindo.

Jarvis é um artista multi-tarefa. Além de dois álbuns em carreira solo, ele também deu voz a um personagem na animação “O Fantástico Mr. Fox” de Wes Anderson, apareceu no filme Harry Potter e o cálice de fogo” liderando uma banda com outros rockers, dirige videoclips, apoia galerias de arte, tem um programa de rádio na BBC e escreveu o livro “Brother, Mother, Lover: Selected Lyrics” no fim de 2011.

Assista:

 

2 thoughts on “VEM, PULP!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *