PORTUGUESA 4 X 0 CORINTHIANS – A ASCENSÃO E A CRISE EXPOSTAS EM 90 MINUTOS

Histórico. Talvez seja esta a melhor palavra para classificar a goleada surpreendente da Portuguesa para cima do Corinthians na tarde do último domingo, em Campo Grande, pela 24°rodada do BR13. De um lado uma equipe em plena ascensão. Do outro, um punhado de jogadores preguiçosos. Os mesmos que fizeram do Corinthians campeão de tudo num passado (bem) recente, e agora em um clube jogado às traças de uma crise que muitos insistiam em não ver.
O Corinthians acordou de seu universo paralelo. Por outro lado, através deste resultado, a Lusa confirma o que faltava ao seu limitado, porém esforçado elenco.

O feito da Rubro-Verde é tão grande e digno de aplausos que nenhuma equipe fez em 2013 três gols no Timão. Dono de uma das melhores defesas da atual competição, desde a última rodada do campeonato passado, diante do São Paulo, que o Alvinegro não era vazado por mais de duas vezes. Sem contar que foi a primeira goleada da equipe sob o comando de Tite, que balança no comando do clube.

Com os três gols marcados no “clássico”, o atacante Gilberto – que quase se tornou jogador do próprio Corinthians em 2011, ainda quando atuava pelo Santa Cruz-PE -, chegou a marca de 11 na competição. Em um comparativo rápido com o pomposo e milionário setor ofensivo corintiano, o camisa 9 lusitano anotou, sozinho, mais que a metade de toda a equipe alvinegra até o momento no torneio. Os comandados de Tite possuem o segundo pior ataque do certame, com míseros 20 gols.

Embalada com três vitórias seguidas, a Lusa se afastou de vez da zona da degola, ultrapassando, inclusive, o próprio Timão na classificação, ocupando agora a 11ª colocação, com 31 pontos. Seis de vantagem para o Criciúma, hoje 17º e primeiro integrante do Z-4.

O próximo compromisso da equipe de Guto Ferreira será diante do Cruzeiro, quarta-feira, às 19h30, no Mineirão. Um grande teste para, de fato, provar a boa fase do time.
Fato é que só o futebol e sua imprevisibilidade para ser tão dinâmico em um mundo esportivo cada vez mais imediatista e hipócrita. Os 4 a 0 sintomáticos da Lusa diante dos atuais campeões mundiais, há um ou dois meses soariam tão impactantes quanto uma demissão de Tite atualmente, que está ameaçado. Enquanto a fase muda (para melhor) no Canindé, do outro lado torcedores “profissionais” continuam prejudicando o clube nas arquibancadas do país.

Jogadores da Portuguesa comemoram um dos gols da goleada por 4 a 0 diante do Corinthians, em Campo Grande. Detalhe para a placa de publicidade. Quantos gols? ((Foto: Moisés Palácios / Futura Press)
Jogadores da Portuguesa comemoram um dos gols da goleada por 4 a 0 diante do Corinthians, em Campo Grande. Detalhe para a placa de publicidade. Quantos gols? ((Foto: Moisés Palácios / Futura Press)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *