PARABÉNS, LUSA: O TIME DE TODOS OS PAULISTANOS

Fundada em 14 de Agosto de 1920, a Associação Portuguesa de Desportos completa hoje 92 anos de história. História esta, que fez deste simpático clube o segundo no coração da maioria dos paulistanos.

Entre rebaixamentos, crises políticas e dificuldades até de sobrevivência, a Lusa conseguiu, ainda assim, revelar grandes nomes para a história do futebol nacional. Entre eles, o torcedor lusitano teve a honra de ver craques como Djalma Santos (foto), Brandão, Enéas, Ivair e Julinho Botelho vestirem a camisa rubro-verde. Ou ainda o garoto Dener, considerado um dos maiores da história do clube, morto em um trágico acidente de carro em Abril de 1994.

Dentre os principais títulos, destacam-se as conquistas dos Torneios Rio-São Paulo de 1952 e 1955, além do Campeonato Paulista de 73, quando foi obrigada a dividir a taça com o Santos de Pelé, após erro polêmico do saudoso árbitro Armando Marques, na contagem dos pênaltis.

A Lusa ficou no quase em duas ocasiões. Uma, em 1975, quando foi derrotada pelo São Paulo na final do Paulistão. E a outra em 1996, quando perdeu o título brasileiro para o Grêmio de Felipão.

No início dos anos 2000, em meio a uma nova crise política, o clube sucumbiu ao fundo do poço ao cair duas vezes no Paulistão. Em 2008, de volta as séries principais dos campeonatos paulista e brasileiro, tudo dava a crer que os tempos ruins haviam ficado no passado, porém com uma direção pouco atuante e, também, incompetente, o calvário lusitano voltou à tona: mais um rebaixamento, desta vez no Brasileirão.

Três anos depois, a volta à elite do futebol nacional seria de forma invicta, após campanha brilhante na Série B – 2011, inclusive, sendo apelidada pela torcida e imprensa de “Barcelusa”. Sendo assim, o time entrava como favorito ao título paulista, no início deste ano. Entretanto, contando com o enfraquecimento do elenco e uma gestão desastrosa de Da Lupa, o favoritismo se transformou em pesadelo, e novamente o nobre clube rubro-verde acabou rebaixado, para tristeza de sua fanática torcida.

Apontada por todos como franca favorita ao descenso, a Lusa teve um começo pouco animador no certame nacional. Comandada pelo rodado técnico Geninho, a equipe parece ter encontrado o caminho da permanência na Série A. Estamos prestes a terminar o primeiro turno e o clube  paulista encontra-se invicto há seis partidas e na 12°colocação, com 18 pontos, demonstra a cada jogo a vontade de salvar o ano.

A Portuguesa dará início aos festejos pela “data querida” nesta terça-feira, às 16h, no Canindé. O evento contará com a presença da diretoria e banda da Guarda Municipal, haverá também o hasteamento das bandeiras, em frente ao Atrio Cívico.

Parabéns, Lusa! Esta é uma humilde homenagem da coluna Oras Pois, Pois! ao time de todos os paulistanos. Até a próxima!

Djalma Santos: eterno ídolo rubro-verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *