Bruno Henrique comemora gol que abriu a vitória da Lusa sobre o Galo no Canindé (Foto: Alan Morici/Agência Estado)

MUITO ALÉM DOS TRÊS PONTOS

O jogo, em si, significava muito para a Portuguesa. Afinal, Fluminense, Bahia e Criciúma venceram e, em caso de derrota frente ao Galo, a situação ficaria desesperadora nesta reta final. Entretanto, no único atrativo que sobrou do já decido BR13, a Lusa se superou e deu um passo importantíssimo na luta contra o rebaixamento. A Rubro-Verde venceu com autoridade o desinteressado Atlético-MG, no Canindé, por 2 a 0 e subiu na tabela, chegando aos 44 pontos, ocupando agora a décima terceira colocação, restando apenas três partidas para o término da competição. Pode-se dizer que este foi um resultado crucial para o atual momento, valendo muito além dos três pontos.

Cobiçado pelos rivais regionais e de outros grandes centros, um dos destaques do time neste Brasileirão, o volante Bruno Henrique teve, novamente, boa atuação, deixando sua marca diante do atual campeão da Libertadores. O outro tento foi anotado pelo atacante Henrique.

Após longas cinco rodadas sem vencer, os comandados de Guto Ferreira finalmente conquistaram uma vitória. E que vitória! Rivais diretos contra o descenso, como Vasco e Coritiba, tropeçaram, aumentando ainda mais as chances da Portuguesa de permanecer na elite do futebol nacional.

Fato é que o acúmulo desumano de jogos e o elenco limitado fizeram com que grande parte dos jogadores tivessem um declínio técnico e, principalmente, físico. Sem contar as suspensões, erros de arbitragem e salários atrasados, que também atrapalharam bastante. Há cerca de um mês, em meu último post, chamava a atenção para a situação confortável em que encontrava-se a equipe paulista, porém infelizmente a breve sequência sem vitórias trouxe à tona o velho fantasma de quase todas as temporadas lusitanas: o rebaixamento. Por sorte, este ano muitos clubes, alguns até grandes, estão fazendo uma forcinha extra para ocupar um lugar ilustre na Série B 2014.

No próximo domingo, frente ao Bahia, fora de casa, a Lusa fará uma verdadeira final. Quem vencer este duelo praticamente afunda o rival e elimina os riscos de queda.

Bruno Henrique comemora gol que abriu a vitória da Lusa sobre o Galo no Canindé (Foto: Alan Morici/Agência Estado)
Bruno Henrique comemora gol que abriu a vitória da Lusa sobre o Galo no Canindé (Foto: Alan Morici/Agência Estado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *