E agora?

Phil Jackson não veio, apesar dos pedidos da torcida nos jogos do Lakers. A expectativa era enorme para que o Zen Master assumisse novamente a equipe dourada da Califórnia e pudesse repetir o que sempre fez, ou seja, ganhar títulos.

No último final de semana a diretoria do Lakers se reuniu com Jackson e discutiu os detalhes da sua possível contratação. Rumores indicaram que Phil teria feito algumas solicitações específicas para seu retorno, como o não comparecimento em alguns jogos que necessitassem de viagens longas (por questões de saúde) e que também poder escolher a sua comissão técnica. Nesta reunião, Jackson ficou de retornar a ligação na segunda-feira dia 12 com uma resposta, porém, a situação mudou totalmente de direção e de forma repentina.

Mike D’Antoni é o novo treinador do Lakers

Durante a madrugada de domingo para segunda-feira em questão, Mitch Kupchak ligou para Jackson e comunicou a decisão da diretoria pela contratação do ex-treinador do Suns e Knicks Mike D’Antoni. Claramente a segunda opção da lista, D’Antoni foi contratado pela bagatela de U$12 milhões para comandar o L.A.  por três anos. O que teria acontecido? Seriam as demandas especiais de Jackson que fizeram a diretoria do Lakers mudar de ideia?

Estas solicitações especiais por parte do Zen Master foram desmentidas pelo seu agente, Todd Musburger. “Não houve nenhuma demanda específica”, disse Musburger, que inclusive mostrou um extremo descontentamento com a situação, pois Phil saiu do encontro com a diretoria do Lakers praticamente certo de que seria o novo treinador da equipe. “Phil trouxe títulos e valorização para esta franquia, ele merecia ser tratado com maior honestidade”.

Kupchak, Jim Buss e Jerry Buss

Jackson comentou a situação com serenidade, mas com tons de crítica. “A decisão é deles (diretoria), claro”, disse Phil. “Estou feliz pelo apoio que recebi dos fãs do Lakers que pediram a minha volta e esta foi a principal razão pela qual eu considerei um retorno”, revelou. “Gostaria que as coisas tivessem sido mais claras, seria mais respeitoso com todas as partes envolvidas. Foi estranho ser acordado com este tipo de notícia, foi esquisito”, revelou Phil.

A diretoria do Lakers explicou sua decisão pela contratação de D’Antoni baseada no elenco atual. “Após conversar com alguns candidatos ao posto, Dr. Buss, Jim e eu chegamos a um acordo de que Mike era a pessoa certa para levar o Lakers adiante”, revelou o gerente geral Mitch Kupchak.

A torcida do Lakers pediu Phil, mas chegou D’Antoni. E agora, qual será a reação dos fãs do L.A.?

Magic Johnson, eterno ídolo da torcida do Lakers desaprovou totalmente a conduta da diretoria neste caso. Ele acusou Jim Buss de tomar decisões erradas no comando da franquia. “Primeiro, a contratação de Mike Brown, ele não era o técnico ideal”, analisou Magic. “E eu não acho que Mike D’Antoni seja o melhor para o cargo, especialmente quando você tem Phil Jackson à disposição, que gostaria de ser o treinador novamente. Jim Buss decidiu que contrataria D’Antoni, e tudo bem, mas porque não dizer isto? Os fãs pediram por Phil Jackson por dois jogos seguidos”, finalizou Johnson.

E Kobe Bryant? O que pensou de tudo isto a grande estrela do Lakers?  “Acho que todos nós estávamos pensando que seria Phil”, disse Kobe, que depois completou. “Mas estou empolgado”. Bryant foi questionado sobre a consulta pelo seu parecer pela diretoria do L.A. sobre quem seria a melhor opção para o cargo. “Para ser honesto, eu disse D’Antoni porque era a minha primeira escolha e eu nem sabia que Phil seria uma opção”, revelou. “Então Jimmy (Buss) trouxe o nome de Jackson. Eu não sabia que ele estava sendo considerado. Eles me perguntaram o que eu achava e eu disse que adoraria e foi isso. Eles sabiam sobre os dois caras que eu gostaria. Eles sabiam que se algo não desse certo com Phil que teria minha aprovação para o outro”, finalizou Kobe.

Kobe gosta muito do trabalho de D’Antoni e aprovou sua contratação

D’Antoni já está em Los Angeles e ainda não falou com a imprensa, mas em alguns noticiários os principais analistas da NBA nos EUA reportaram que ele ficou surpreso com sua escolha. Steve Nash provavelmente é um dos jogadores mais felizes pela sua contratação, afinal, venceu dois troféus de MVP sob seu comando. “Obviamente acho que todos sabem o quanto gosto de Mike”, disse Steve.

A dupla que fez sucesso no Phoenix Suns agora em Los Angeles

A minha impressão é que claramente a diretoria do Lakers não quis ficar refém de Jackson, que pediu um tempo para analisar seu retorno. A contratação de D’Antoni não é ruim, muito pelo contrário, ele vai arrumar o ataque do Lakers que não vem bem nas últimas temporadas. Muitos questionam sua habilidade de vencer títulos, afinal, seu esquema de jogo não prioriza a defesa, mas vale lembrar que o Phoenix Suns quando ele era o treinador chegou muito perto das Finais e não tinha uma presença defensiva como Dwight Howard. É claro que este time do Lakers não é tão rápido e atlético como aquele Suns, mas será interessante ver como tudo isto irá se desenvolver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *