GOLEIRO NÃO PODE FALHAR

Um dia herói, noutro vilão. O céu e o inferno nunca foram tão perto. Essa é a vida de um goleiro. Posição mais ingrata do futebol.
Falhar? Jamais. Em hipótese alguma.

O goleiro tem por missão defender sua meta e evitar o gol adversário da melhor maneira possível e, às vezes, impossível.
Claro, está sujeito, pelas circunstâncias do jogo, de levar gols. O pior é quando falhas gritantes acontecem. Sua reputação cai, dúvidas surgem e a torcida se irrita. O ato de uma defesa que às vezes pode ser considerada heroica, diluí em minutos.

Muitos entendidos do mundo futebolístico costumam dizer que até os grandes goleiros costumam falham, porém quando isso ocorre a proporção e a culpa pelo resultado negativo são maiores.

Dida, pentacampeão e atual capitão da Portuguesa, sentiu mais uma vez na pele o peso que duas falhas em um jogo importante podem causar.

Com uma saída equivocada no primeiro gol e uma rebatida no segundo, o camisa 12 foi decisivo para a vitória do Atlético-MG sobre a Portuguesa, ontem, em jogo válido pela oitava rodada do Brasileirão. Com o resultado positivo, os donos da casa estão agora na liderança. Por outro lado, a Lusa está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.

Em contraponto com a atuação de Dida, Victor, estreante da noite, fez bela partida, demostrando segurança, deixando os torcedores do Galo tranquilos quanto à qualidade de seu novo camisa 1. Com ótimas defesas, uma delas espetacular, em cabeçada de André Luis, que exigiu muito reflexo, o ex-gremista provou que pode ser peça fundamental no esquema defensivo do técnico Cuca, que completou a quinta partida sem levar gols.

Por essas e outras, a música “Goleiro (Eu vou lhe avisar)” cantada por Jorge Ben Jor e Gal Costa fazem mais do que sentido para este post.

Eu vou lhe avisar
Goleiro não pode falhar
Não pode ficar com fome
Na hora de jogar
Senão, um frango aqui, um frango ali,
Um frango acolá”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *