O SCUDETTO DO RENASCIMENTO

Em clima de comoção a Juventus encerra a disputa pelo scudetto da Serie A italiana ao derrotar o Cagliari por 2×0 na Sardegna e, de quebra, contar com a mão providencial da Internazionale que derrotou o Milan por 4×2 no derby de Milão.

Juve campeã quase 10 anos depois

Parecia que este dia jamais chegaria para a nação bianconera, afinal o clube dos Agnelli passou por verdadeiro calvário nos últimos anos até poder voltar a gritar “campeão” quase dez anos após a última glória nacional.

A derrocada da Vecchia Signora teria início em maio de 2006 quando estouraria na Itália o escândalo de manipulação de resultados conhecido como Calciopoli. Como resultado, vários clubes receberam punições pelas armações. O maior prejuízo ficaria sobre as costas da Juventus, relegada a Serie B do Calcio, além da perda do título da temporada 2005-2006, “transferido” para as mãos da Internazionale.

Os efeitos da queda não passariam ilesos. Além de todo o prejuízo financeiro e moral, grandes jogadores do clube debandaram, entre eles Lilian Thuram, Zlatan Ibrahimovic e Fabio Cannavaro. Ainda sim, outros permaneceram para reiniciar o trabalho do nada, como Alessandro Del Piero, não à toa ídolo máximo da Juventus.

O clube retornaria a Serie A na temporada 2007-2008. Na esteira do retorno era anunciada a construção de sua própria casa a valor estimado de €120 milhões.

E o momento da Juve chegaria na atual temporada. Tudo iniciando-se com a inauguração do moderno Juventus Stadium, cujo custo final ficou em €105 milhões, ou seja, ainda mais em conta que o previsto.

A fase de bonança teria andamento na temporada, culminando neste domingo quando os gols de Mirko Vucinic e Michele Canini (contra) dariam o 28º título nacional aos bianconeri de forma merecida, já que além do próprio scudetto, estava em jogo a invencibilidade do clube no campeonato. Sim, a Juve é campeã invicta após 37 rodadas e assim terminará, a menos que a Atalanta de Bergamo resolva estragar a festa alvinegra de Turim no próximo final de semana.

Está de volta ao topo o maior campeão doméstico do futebol italiano. Agora fica em questão o quão competitiva será esta Juventus para os padrões internacionais. Indagação mais que apropriada, afinal a Vecchia Signora está de volta a UEFA Champions League e inevitável é imaginar o que poderá fazer esta equipe ao se deparar com os grandes de Inglaterra, Espanha ou Alemanha. A próxima temporada promete para o time mais popular da Itália.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *