80 MILHÕES DE EUROS POR TEVEZ

Carlitos Tevez está a caminho do Corinthians.

Torcedor sempre teve coração de mãe e lá sempre cabe mais um ídolo. De algum tempo para cá o conceito de ídolo meio que se deformou. Talvez pela ação mercantilista que impede jogadores de fincarem suas raízes ou pela ação do que hoje é chamado de “staff” dos jogadores. Gente que vislumbra uma transação por temporada , afinal é nelas que eles faturam alto. As vezes pela falta de comprometimento do próprio jogador.

Fato é que hoje qualquer discurso pouco mais inflamado transforma o cara em ídolo. Um título que o sujeito ajude o clube a conquistar já o eleva a uma condição que ídolos de outras épocas levavam anos e títulos em seqüência para atingir.

Quem tem que dizer se Kleber é ídolo é o palmeirense. Quem tem que dizer se Luis Fabiano é ídolo é o são paulino. A mesma coisa acontece com Carlitos em relação aos corintianos. O que esses torcedores precisam na verdade é tentar encaixar esses ídolos de hoje em um contexto histórico. Comparar Kleber com Ademir da Guia e Marcos. Luis Fabiano com Pedro Rocha e Ceni. Carlitos com Sócrates e Marcelinho Carioca.

Não quero pautar o sentimento de cada um. Mas posso sim argumentar o quanto é válida essa relação com os ídolos de hoje. O quanto valem esses ídolos de hoje.

A bomba sobre o retorno de Tevez ao Corinthians estourou na noite de ontem. Os valores beiravam os inacreditáveis 93 milhões de reais.

O Corinthians não desmentiu. Tevez fez coro pelo retorno. O Manchester City é que parece não estar ainda muito afim. Ainda…

O repórter Leandro Quesada, da Rádio Bandeirantes, trouxe ao final da tarde a informação de que os verdadeiros valores da negociação extrapolam em muito os já extrapolados 93 milhões de reais, e chegam a casa dos 80 milhões de euros (OITENTA MILHÕES DE EUROS), sendo 40 milhões pagos ao Manchester City e mais 40 milhões em salários ao jogador, que receberá o montante em valores progressivos , temporada após tenporada., saindo com 6 milhões no 1º ano e atingindo os 10 milhões na 5ª temporada.

Andrés Sanchez foi entrevistado por Leandro Quesada e não desmentiu a informação. Disse apenas que a negociação irá comprometer os próximos 4 anos dos direitos de transmissão da TV, além de agregar ações de marketing e patrocinadores exclusivos. Confira a matéria completa no blog do Quesada:

http://blogdoquesada.blogosfera.uol.com.br/2011/07/12/tevez-no-timao-um-negocio-de-80-milhoes-de-euros/

Para termos de comparação, basta dizer que a multa contratual de Neymar com o Santos é de 45 milhões de euros. “Apenas” 5 milhões a menos do que o Corinthians pretende investir em Tevez. Especulações dão conta de que o Real Madrid ofereceu ao santista um salário próximo dos 5 milhões de euros anuais.

Atualmente com 27 anos, ao final dos hipotéticos 5 anos contratuais Tevez terá 32 anos. Neymar com atuais 19, ao final dos mesmos 5 anos terá 24 anos.

Neymar não tem nenhuma chance de se transferir para o Corinthians. Foi apenas um exemplo, usando alguém que é apontado como a maior revelação do futebol brasileiro dos últimos anos e o futuro melhor jogador do mundo.

Tevez é muito bom jogador, mas não é um virtuoso, não é genial e já atingiu o seu ápice no futebol – belo ápice, diga-se de passagem. Tevez também nunca cumpriu mais do que 2 anos de contrato em nenhum dos clubes por onde passou.

Que tecnicamente a contratação é ótima, não restam dúvidas.

A pergunta que fica é: Vale tudo isso?

—————————————————–

Em tempo: Os clássicos Palmeiras X Flamengo e Corinthians X Botafogo, marcados para o próximo domingo, correm o risco de serem remanejados para a quarta-feira seguinte, podendo ser às 19:45 ou às 21:45, de acordo com os interesses da televisão. Para que isso ocorra, basta a seleção da cbf vencer o Equador e se classificar para a próxima fase da Copa América.

Apesar de enfadonha e sem graça, acho que o time de amarelo que carrega 5 estrelas conquistadas em tempos onde ela do Brasil deverá ganhar e se classificar. Mas não custa nada torcer, né?

Vai, Equador!

Cheers,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *